Cotidiano escolar Ensino e aprendizagem

Saiba como fazer o uso da tecnologia na sala de aula

Tempo de leitura: 4 min

O uso da tecnologia na sala de aula pode trazer diversos benefícios para o ensino, incluindo o aumento do interesse dos estudantes pela disciplina. Uma pesquisa sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação mostrou que 76% dos alunos entrevistados acreditam que a aula fica mais legal quando o professor usa a Internet.

Além de deixar as aulas mais atrativas e dinâmicas, as tecnologias podem, ainda, ampliar o aprendizado dos alunos e dar mais autonomia para os estudantes buscarem conhecimento. Afinal, as crianças e adolescentes de hoje já lidam desde cedo com dispositivos tecnológicos e estão acostumados a usar a web para procurar informações.

Dessa forma, incluir a tecnologia na rotina escolar pode trazer resultados bem positivos. Para ajudar você nessa tarefa, listamos algumas formas de como fazer o uso da tecnologia. Continue lendo e entenda como facilitar o aprendizado dos alunos!

Faça apresentações em Power Point

Ainda que a clássica apresentação de slides já esteja se tornando ultrapassada diante de tantos recursos disponíveis para utilizar em sala de aula, ela ainda pode ser um bom início para os professores com certa dificuldade no mundo tecnológico.

Para isso, evite colocar muito texto nos slides e prefira inserir ilustrações, vídeos, animações, fotos e áudios que exemplifiquem o conteúdo ensinado. Assim, os alunos vão conseguir compreender melhor aquele assunto e até memorizá-lo mais.

Incentive projetos com pesquisas na Internet

A Internet é um ambiente rico em dados e informações, assim, uma maneira de instigar os alunos a terem mais autonomia no aprendizado é incentivar que eles façam pesquisas na web relacionadas aos conteúdos aprendidos em sala.

Porém, lembre-se de ensiná-los a diferenciar as fontes que são confiáveis das que não são e explique os limites entre pesquisa e cópia. Pois, também há muitas informações equivocadas on-line e a intenção com os projetos desse tipo é estimular um aprendizado real.

Powered by Rock Convert

Aproveite os videogames

Por que não aproveitar o interesse dos alunos em videogames para tornar a aula mais divertida? Quer você ensine matemática, história ou outra disciplina, é bem provável que haja um jogo que pode ser aproveitado na sua área.

Com isso, você pode dividir a turma em times e promover uma competição com premiações para os que se saírem melhor no jogo. Assim, o aprendizado se torna mais dinâmico e interativo.

Utilize música

A música também é recurso que pode ser utilizado para ensinar, especialmente, línguas como português, inglês e espanhol. Para quem leciona essas matérias, é interessante propor atividades em que os estudantes reflitam sobre as palavras e o significado da canção.

Estimule o interesse por fotografia

Hoje a câmera fotográfica está facilmente nas nossas mãos, em smartphones e outros dispositivos tecnológicos. Tanto que as selfies são algo bem comum no nosso dia a dia, mas nem sempre os estudantes pensam sobre o que estão fotografando.

Assim, que tal propor que os estudantes usem as câmeras para refletir sobre o seu contexto? Dá para pensar em um trabalho de artes com esse recurso, mas também de geografia, sociologia, entre outras matérias.

Leve as aulas para o virtual

Lembra do telecurso? Aquelas aulas televisionadas em que você podia aprender em casa? Atualmente, o YouTube e outras plataformas audiovisuais oferecem muitas possibilidades de vídeos educativos similares. Você pode aproveitar esses recursos para prender a atenção dos alunos e ensinar um assunto de maneira diferente.

Essas são apenas algumas dicas de como ampliar o uso da tecnologia na sala de aula, há muitas outras possibilidades como uso de tablets, computadores, aplicativos, filmes etc. O importante é que a escola faça um check-up das alternativas que pode oferecer aos professores e busque maneiras de inserir dispositivos tecnológicos para melhorar o desempenho dos alunos, bem como a produtividade das aulas.

Gostou deste texto sobre o uso da tecnologia na sala de aula? Então, siga a gente no Facebook e confira nossas atualizações sobre a gestão de escolas e a área de educação!

Powered by Rock Convert