Cotidiano escolar

5 dicas para receber um aluno novato no meio do ano letivo

Saber como integrar um aluno novato da melhor forma na instituição de ensino é fundamental. A mudança, muitas vezes, pode afetar negativamente o seu desempenho, tornando o processo de adaptação ainda mais demorado.

Por isso mesmo, o gestor escolar deve oferecer apoio total à família nesse momento. Pode-se elaborar, por exemplo, estratégias para que a recepção seja tranquila, pensando tanto na organização institucional e financeira, quanto no bem-estar do estudante que está chegando.

Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos 5 dicas com informações que auxiliarão o gestor escolar a receber um aluno novato no meio do ano letivo. Confira!

Entenda a importância de preparar a escola para receber um aluno novato

Para receber os novos alunos, é preciso que o gestor conte com planejamento e um cuidado redobrado. Caso o ambiente escolar não ofereça o devido acolhimento, é possível que o estudante e sua família sintam dificuldades para adaptar-se à nova realidade.

É imprescindível contar com o preparo do corpo docente e dos outros colegas da turma, a fim de propiciar um ambiente favorável para a integração. Esse desafio pode ser ainda maior quando o aluno chega no meio do ano letivo, pois a escola já conta com salas de aula estabelecidas, o que representa um obstáculo a mais para uma adaptação tranquila.

Conheça 5 dicas para saber como integrar um aluno novato na escola

A transição de uma escola para outra requer uma atenção especial do gestor escolar. Assim, para evitar que o aluno novato saia prejudicado, é preciso seguir alguns passos para recebê-lo bem, contribuindo para uma inclusão mais eficiente. Veja nossas 5 dicas de ações que podem ser tomadas nesse caso.

1. Confira a documentação de transferência do estudante

Antes da matrícula, a secretaria escolar deve verificar toda a documentação referente à transferência do estudante. Para isso, deve-se conferir a série que será continuada, o regime de dependências e se existe qualquer tipo de erro no histórico escolar.

2. Promova ações voltadas à diversidade na escola

Considerando-se o aspecto comportamental, é interessante promover algumas ações voltadas à diversidade cultural e étnica na escola. Assim, deve-se orientar os demais alunos para atividades que engajem para a tolerância e o respeito com o que é diferente de sua realidade.

3. Crie um sistema de tutoria

Uma solução interessante para a chegada do novo aluno é oferecer o apoio de uma tutoria. Com isso, aumentam-se as chances de o novato sentir-se mais à vontade com os outros colegas e com os professores.

Porém, é importante ressaltar que a tutoria só é necessária no momento inicial de adaptação, podendo se estender até um prazo determinado. Isso evita que o estudante crie um vínculo de dependência.

4. Converse com os responsáveis pelo aluno

Sempre que possível, mantenha conversas informais com os responsáveis pelo aluno. Isso servirá para explicar melhor sobre o projeto pedagógico da instituição de ensino e para que ocorra mais transparência em relação aos processos da escola.

O mais importante, no entanto, é que o diálogo promova uma maior participação da família nessa fase da vida escolar.

5. Apresente a escola ao novo estudante

Apresentar a escola para o aluno é fundamental para que ele conheça as dependências do ambiente de ensino e os colaboradores da instituição. Assim, pode-se organizar e propor uma visita guiada, a fim de que a integração seja ainda mais tranquila.

Como visto, a escola tem um papel ativo em relação à adaptação do aluno novato. Para isso, o gestor deve considerar tanto os aspectos pedagógicos quanto os comportamentais. Com isso, pode-se criar e definir boas estratégias que tenham como objetivo tornar esse momento satisfatório para a instituição de ensino e para os responsáveis pelo estudante.

Gostou do conteúdo? Se você deseja manter-se por dentro do universo educacional e receber todas as nossas novidades, diretamente no seu feed de notícias, siga a Szabo Assessoria no Facebook! Até a próxima!