Ensino e aprendizagem

Projeto de leitura na escola? Confira 5 dicas para implementar

Tempo de leitura: 3 min

A leitura, além de ser um hábito prazeroso, também é fundamental para o desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens. Por isso, deve ser devidamente incentivada em todas as etapas do processo educacional.

O hábito de ler auxilia o aluno a apresentar ideias, discutir e exercitar o pensamento, bem como a melhorar sua competência de interpretação. Desenvolve a capacidade de realizar inferências e identificar e esclarecer o que não entende, além de melhorar a aprendizagem dos estudantes de forma geral.

Diante disso, uma das opções mais interessantes é realizar um projeto de leitura na escola de educação infantil e juvenil. Daremos algumas dicas a seguir de como fazer isso de forma eficiente. Boa leitura e aproveite o aprendizado!

1. Crie metas semanais de leitura

Leitura é um hábito e, por isso, precisa ser desenvolvido. Da mesma forma que é difícil começar a prática de exercícios físicos, sendo necessário aumentar gradualmente e estabelecer metas, o mesmo deve ser feito com a leitura.

Por isso, promova metas semanais de leitura com seus alunos. Muitas vezes, o simples hábito de incentivar 15 páginas semanais podem ser o suficiente para que eles comecem a pegar gosto por esse hábito.

2. Promova feiras de livros

As feiras de livros são uma novidade muito sedutora para seus alunos. Stands com diversos exemplares em exposição, com capas atraentes, podem captar a atenção deles e fazer com que adquiram novos livros por conta própria.

É uma forma também de estimular para que cada um desenvolva seu próprio gosto, adquirindo os exemplares dentro dos estilos que mais lhes agradam.

Powered by Rock Convert

3. Promova um clube de livros

Incentive os alunos a fazerem um clube de livros dentro de sala de aula. Cada um pode trazer um exemplar que tenha em casa, para ser trocado com os demais colegas durante determinado período.

Você pode determinar um prazo para que todos concluam a leitura (um mês, por exemplo) e fazer com que cada um apresente uma resenha do que leu. Após esse período, eles podem revezar os livros novamente, estimulando isso ao longo de todo o ano letivo.

4. Premie alunos com o melhor desemprenho

As premiações são uma forma importante de incentivo para os alunos. A recompensa pelo desempenho de leitura também pode ser alinhada com o projeto anterior, de clube de livros.

Os alunos que lerem mais livros no ano ou tiverem um maior índice de empréstimos na biblioteca podem ser recompensados ao final do ano letivo. Isso pode ser feito por meio de presentes, com um bônus na nota ou até mesmo com a entrega de um certificado em cerimônia de fim de ano.

5. Separe os livros da sua biblioteca por faixa etária

Alguns livros são mais atraentes para determinadas faixas etárias enquanto outros ainda não são recomendados para certas idades. Para tornar sua biblioteca mais atrativa, é importante fazer essa separação.

Assim, os alunos que têm interesse em livros mais infantis podem ser direcionados para esse setor específico, enquanto os mais velhos podem ir direto para a seção infanto-juvenil, achando os exemplares que são mais próximos do seu gosto de forma mais fácil.

Um projeto de leitura na escola rende ótimos resultados, principalmente para conseguir incentivar novos hábitos em crianças e jovens. Para alcançar os resultados esperados, é fundamental que isso seja estimulado de forma rotineira. Caso contrário, não se torna hábito.

Por isso, leia nosso artigo sobre a importância da rotina na educação infantil e saiba mais sobre esse tema.

Powered by Rock Convert