Administração na prática

Como elaborar um processo seletivo eficiente na sua escola?

Tempo de leitura: 3 min

Você tem dúvidas sobre como elaborar um processo seletivo? O recrutamento de um corpo docente competente requer um bom planejamento. Afinal, além de capacitados, é preciso que estes profissionais estejam plenamente alinhados aos valores e propósitos de sua escola para gerarem bons resultados.

Considerando isso, produzimos um conteúdo especial para você saber como é possível estruturar um processo de seleção eficiente e acertar na escolha de excelentes candidatos! Acompanhe!

Defina o perfil requerido

Não tenha pressa! Primeiramente, é necessário determinar o perfil do docente que deseja contratar. Realize essa etapa em conjunto com o responsável pela área de recursos humanos e ainda com o coordenador pedagógico. Lembre-se de relacionar as principais atribuições do profissional, responsabilidades e habilidades requeridas.

Existem outros detalhes extremamente importantes que necessitam ser definidos. Veja quais são:

  • remuneração e benefícios;
  • horários de trabalho;
  • plano de carreira;
  • diferenciais da oportunidade.

Seja transparente

Atente para a descrição e divulgação acurada da vaga e, além disso, lembre-se de comunicar de maneira objetiva ao mercado exatamente o que procura. Antes de enviar currículos, profissionais de alta performance analisam a empresa que oferece a oportunidade em questão. Por isso, transparência é fundamental para estabelecer desde cedo uma relação de confiança com o futuro colaborador.

Divulgue a vaga

Nos dias atuais, há uma gama de canais disponíveis para o anúncio de vagas de emprego. No entanto, é preciso selecionar cuidadosamente esses locais. Sugerimos, então, que priorize canais onde há uma chance maior de encontrar candidatos alinhados aos objetivos de sua escola.

É possível divulgar as oportunidades no site de sua empresa, por meio do LinkedIn ou ainda em sites de emprego, por exemplo.

Powered by Rock Convert

Efetue a triagem de currículos

Após a definição do perfil do profissional desejado e o anúncio da vaga, vem a etapa de triagem de currículos. É muito comum que hajam interessados que não estão alinhados ao perfil que sua empresa busca. Então, não hesite em desclassificá-los.

Mas, claro: preze pela transparência sempre, conforme mencionamos acima. Não deixe de comunicar todas as etapas e atualizações acerca do processo seletivo aos candidatos, ok?

Aplique testes de habilidade e comportamento

Ao aplicar testes de habilidade e comportamento, é possível conhecer a fundo os candidatos. As dinâmicas em grupo, as avaliações psicológicas, os testes de conhecimentos específicos e outras atividades que visam mapear o perfil comportamental dos professores serão fundamentais para otimizar a seleção.

Prepare-se para as entrevistas individuais

Chegamos a uma das partes mais importantes do processo seletivo: as entrevistas individuais. Esse é o momento de concentrar-se nos candidatos escolhidos e garantir que o último contato antes da contratação ocorra de maneira bem conduzida.

Por isso, elabore com antecedência suas perguntas, leia com atenção os currículos selecionados e anote quais pontos precisam de esclarecimento. Além disso, crie um ambiente amistoso para que a conversa seja agradável e proveitosa.

Agora você já sabe como elaborar um processo seletivo eficiente na sua escola. Com nossas dicas, acreditamos que você conseguirá contratar e reter um corpo docente talentoso e de alta performance, capaz de trazer ótimos resultados para sua empresa e toda a comunidade escolar.

Nosso artigo foi esclarecedor e informativo para você? Então, o que acha de conferir mais conteúdos especiais sobre administração na prática? Acompanhe agora mesmo a nossa página no Facebook!

Powered by Rock Convert