Cotidiano escolar

Quais as principais causas da evasão escolar? Veja aqui!

O abandono dos estudos é uma realidade que afeta diretamente a organização das instituições de ensino. Assim, é fundamental entender quais são as principais causas da evasão escolar e como é possível resolver o problema.

Contudo, é preciso ter em mente que essa não é uma tarefa simples, pois diversos motivos contribuem para que os estudantes se sintam desestimulados a dar sequência no processo de aprendizagem.

Neste post, explicamos quais são as principais causas da evasão escolar e o que deve ser feito para superar o problema. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Entenda o que é evasão escolar

A evasão escolar consiste no abandono temporário ou gradativo dos estudos. A situação pode ocorrer devido a uma série de fatores, causando prejuízos tanto para o estudante quanto para a instituição de ensino. 

Assim, é fundamental realizar um levantamento das principais causas que motivam a ausência do aluno na escola. Para reverter esse quadro, o gestor deve procurar conhecer a realidade estudantil mais de perto e, só então, elaborar estratégias para implementar no espaço educativo.

Conheça as principais causas da evasão escolar

Especialmente no caso das instituições de ensino particulares, a evasão escolar interfere diretamente no bom andamento da gestão financeira. Dessa forma, é preciso saber quais são as principais causas do problema e o que pode ser feito para evitá-lo.

Necessidade de ir cedo para o mercado de trabalho

Muitas vezes, o jovem tem que começar a trabalhar desde cedo. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando a família encontra-se em uma situação econômica desfavorável, fazendo com que o aluno precise abandonar os estudos para ajudar a arcar com as despesas de casa.

Falta de acompanhamento

A falta de acompanhamento do processo de aprendizagem, que é de responsabilidade dos gestores, pode levar o estudante a perder o interesse em frequentar a escola, além de agravar as dificuldades em sala de aula. Assim, é interessante, por exemplo, reservar horários específicos para tirar dúvidas ou rever pontos de um determinado conteúdo que o aluno não conseguiu compreender.

Dificuldades na aprendizagem

Em situações de maior fragilidade, como no caso de uma reprovação, é comum que o jovem se sinta motivado a abandonar os estudos. Muitas vezes, há um impacto psicológico que abala a autoestima do aluno, aumentando a sensação de fracasso e incapacidade, entre outras emoções ligadas à insegurança.

Saiba como evitar a evasão escolar

A fim de evitar prejuízos para o ambiente educativo e para a vida escolar do jovem, é preciso que o gestor tome algumas medidas de forma que possa reverter a evasão na instituição de ensino. Confira, a seguir, o que pode ser feito.

Avalie o projeto pedagógico

Verifique se o projeto pedagógico adotado pela escola contribui realmente para o bom andamento do processo de aprendizagem. O ideal é que o currículo seja atrativo, oferecendo atividades lúdicas que despertem o interesse e o prazer em aprender os conteúdos.

Trabalhe os pontos fracos

Analise o espaço educativo e verifique se a infraestrutura consegue captar a atenção dos jovens. Isso inclui os espaços de convivência e lazer, laboratórios, quadras de esporte e os equipamentos disponíveis.

Aproxime escola e família

É fundamental construir uma relação de confiança com a família. Essa estratégia previne as faltas frequentes e também torna possível conhecer mais de perto a realidade do jovem.

Compreender as principais causas da evasão escolar é o primeiro passo a ser dado para evitar ao máximo que a situação ocorra. A gestão deve ser persistente e buscar inovações que tornem a instituição de ensino mais atrativa para o seu público. Assim, é possível oferecer as condições necessárias para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra efetivamente.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e conheça 7 estratégias para evitar a evasão escolar!