Administração na prática

Plano de expansão empresarial: entenda o que é e como fazer

Tempo de leitura: 6 min

Você sabe o que é um plano de expansão empresarial e a sua importância para as instituições de ensino? Quando uma empresa atinge o seu ponto máximo de crescimento e ainda assim busca novas opções para melhorar a sua lucratividade, ela começa a se questionar sobre a expansão empresarial.

Essa ação é um meio de incluir a oferta de novos produtos e serviços, abrir novas unidades e até mesmo entrar em novos mercados. A expansão empresarial também é uma opção necessária para as empresas que já estão satisfeitas com o potencial de seu negócio. Afinal, se elas não buscarem formas de se desenvolver, eventualmente podem ser engolidas pela concorrência.

Pensando nisso, separamos neste texto algumas informações essenciais para você entender melhor a razão de investir em um plano de expansão empresarial e como realizá-lo em sua instituição de ensino. Confira!

Por que fazer um plano de expansão empresarial?

Uma organização pode pensar em expandir o seu negócio por diversos motivos. Um deles é justamente para manter a relevância da sua existência para o seu público. Acontece que isso é algo que deve ser constantemente analisado, já que os serviços que hoje estão em alta podem perder a sua importância ao longo do caminho.

Ao desenvolver novas ofertas para os seus consumidores, a empresa diminui o risco de perder a sua utilidade no mercado. Por isso, a melhor maneira de se manter relevante é justamente pensando em sua carteira de clientes. As necessidades do público mudam com o passar do tempo e, por isso, pensar em um plano de expansão empresarial é um meio de fazer com que o seu negócio seja lucrativo e rentável, enxergando os seus reais desejos.

Assim, além de manter os alunos já matriculados na instituição, é preciso pensar em maneiras efetivas de conquistar novas matrículas. Expandir também pode significar alcançar um novo público-alvo. Por isso, os responsáveis pelo planejamento e controladoria devem estar alertas em relação a isso, já que a captação de novos alunos ou de novos mercados podem ser capazes de influenciar diretamente todo o orçamento da instituição.

A importância de pensar em um plano de expansão empresarial inclui:

  • a sobrevivência no mercado competitivo;
  • o aumento na geração de lucros;
  • alcançar mais prestígio para a instituição de ensino;
  • a ampliação a participação no mercado.

É crucial ressaltar que, mesmo satisfeita com o desempenho atual da instituição, é necessário que a diretoria continue a procurar maneiras de se desenvolver, evitando que a escola perca espaço para a concorrência.

Quando ele deve ser feito?

Em alguns cenários, a escolha do momento de expandir a instituição precisa ser bem mais estudada que em outros. Por isso, o seu negócio deve estar estabilizado o suficiente e com um bom nível de reservas, que ofereçam condições confortáveis para analisar as maneiras de expandir gradativamente. Desse forma, tudo ocorrerá suavemente e com um ritmo determinado internamente. Contudo, por outro lado, o mercado pode oferecer janelas de oportunidade que devem ser estudadas e respondidas com maior velocidade.

Esse é o caso, por exemplo, de quando a instituição divulga o período de abertura de matrículas com ofertas para quem realizá-las com antecedência. Isso resulta em uma tendência no mercado, podendo gerar um aumento não previsto da demanda ou das oportunidades que a instituição deve aproveitar para expandir a marca.

Powered by Rock Convert

Como planejar uma expansão empresarial?

Planejar a expansão empresarial é o sonho de muitos gestores, já que assim é possível atender a um número maior de alunos, aprimorando os resultados da empresa. Ainda assim, é preciso muita calma e planejamento para que as coisas caminhem na direção certa.

Tenha clareza sobre o tipo de expansão

Existem diversas formas de expandir um negócio. Por isso, é possível que o intuito seja, por exemplo, abrir novas unidades ou aprimorar os serviços daquelas já existentes. Acontece que, em cada modelo, existem desafios singulares que devem ser superados por meio de boas estratégias.

Confira alguns modelos de expansão empresarial:

  • nas unidades das instituições;
  • nos serviços;
  • nos tipos de alunos atendidos.

Assim, ao definir o tipo de expansão que vai ser adotada na instituição, é possível estabelecer as táticas mais eficazes, criar objetivos e metas, além de estipular os melhores indicadores que serão utilizados.

Avalie as oportunidades e ameaças no mercado

Ao pensar em expandir o seu negócio, é muito importante avaliar o cenário externo e entender quais são as principais oportunidades e ameaças que existem nele. Com isso, é possível criar um plano atualizado e realista, capaz de se beneficiar com as diversas variáveis externas. Existe uma espécie de divisão do ambiente externo em dois grandes segmentos, o ambiente-tarefa e o macroambiente.

Enquanto o primeiro é composto por tudo o que está perto da instituição — como os possíveis alunos e os concorrentes —, o segundo se diz respeito aos aspectos gerais, como a economia ou as tendências. Por isso, de modo geral, é indicado planejar uma expansão em momentos mais tranquilos, ou seja, quando existirem várias oportunidades no ambiente externo. Mesmo assim, nada impede que ela se realize em períodos mais turbulentos — como em um momento de crise financeira no país.

Conte com um software de gestão

Todo plano de expansão empresarial também é um projeto, já que ambos têm um objetivo claro, com início, meio e fim. Portanto, é possível contar com o auxílio de um software específico, que possibilite aprimorar o gerenciamento de cada uma das etapas desse processo.

Um bom sistema de gestão conta com diversas funcionalidades para facilitar desde a etapa de inicialização até a execução, possibilitando mensurar todos os resultados obtidos. Ele também ajuda na definição das metas de curto prazo, para que elas funcionem como um passo a passo para que a instituição alcance os seus objetivos.

Além disso, o sistema é um ótimo meio de aprimorar a comunicação de toda a equipe. Com ele, todos os envolvidos estarão conectados ao logo de cada etapa do projeto de expansão empresarial e, com isso, poderão diminuir o número de possíveis erros e aprimorar as chances de sucesso.

Montar um plano de expansão empresarial é essencial para buscar novas oportunidades para o seu negócio. Por isso, na hora de realizar esse planejamento, conte com o auxílio de uma assessoria especializada, capacitada e que ofereça à sua instituição de ensino a possibilidade de identificar problemas, melhorar processos e ganhar espaço no mercado.

Aproveite o seu interesse no assunto e assine a nossa newsletter para receber mais materiais como este diretamente em sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert