Administração na prática

Como montar um plano de ação escolar?

Ter metas bem definidas é essencial para obter sucesso nas atividades do dia a dia. No entanto, somente elas não são capazes de muita coisa: é necessário um processo cuidadoso para visualizar, com clareza, como alcançá-las. É justamente aí que entra o plano de ação escolar, recurso utilizado para orientar e organizar as atividades nas instituições.

São várias as vantagens oferecidas por essa ferramenta. Por meio dela, é possível ter muito mais organização em meio à rotina, prevenir potenciais conflitos e ter mais compreensão em relação aos propósitos profissionais dentro da organização.

Continue lendo este artigo para saber como extrair o melhor desse procedimento!

Tenha objetivos claros

Ter um bom direcionamento é essencial ao montar um plano de ação escolar. Por isso, pense em quais resultados você espera atingir em médio e longo prazos, definindo em quanto tempo eles deverão ser alcançados.

Foque no que precisa ser instituído ou aperfeiçoado no local, como ações contra o bullying, mudanças no direcionamento de determinados assuntos em sala de aula e programações especiais para alunos e professores.

Determine uma metodologia apropriada

Estabelecido o que deverá ser feito, chegou a hora de estipular como as ações serão realizadas. Você pode procurar por métodos que já são conhecidos e utilizados no ambiente escolar. Autores famosos da área de educação costumam ter vários exemplos relacionados ao assunto.

Isso não quer dizer, no entanto, que você não precisa inovar nesse momento. As novas tecnologias, por exemplo, podem ajudar muito nesse processo: basta avaliar qual delas é a melhor para você e de que maneira ela deve ser utilizada.

Registre o plano de ação escolar

Por se tratar de um documento, é mais do que imprescindível colocar o plano de ação escolar no papel. Você deverá consultá-lo sempre quando for necessário. Ele também será uma lembrança de tudo o que ainda precisa ser realizado e dos objetivos que já foram atingidos. Assim, ficará bem mais fácil e prático acompanhar as atividades aplicadas e os seus resultados.

Tenha sempre em vista, ainda, que esse documento pode ser modificado ao longo do tempo. Alguns ajustes devem ser feitos caso surjam imprevistos ou ideias inovadoras pelo caminho, por exemplo. É importante ser flexível nessas situações.

Acompanhe o que foi feito

Não deixe de acompanhar os resultados que estão sendo obtidos por meio do plano de ação escolar. Quando o período estipulado por você para realizar as medidas previstas no documento chegar ao fim, faça um balanço com o que deu certo ou não.

Essa atitude fará não somente com que você visualize bem o alcance dos objetivos, mas também vai lhe ajudar a montar um documento ainda mais eficaz da próxima vez que for trabalhar com esse recurso.

O plano de ação escolar é uma excelente ferramenta para traçar os caminhos que levarão ao alcance das metas da instituição. Para ter bons resultados, no entanto, é preciso estar bem atento às suas diversas particularidades.

Gostou do artigo? Agora é a hora de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Ajude mais pessoas a ter bons resultados em suas atividades diárias!