Cotidiano escolar

Afinal, qual é o papel do coordenador pedagógico? Entenda aqui!

De fato, algumas funções exercidas internamente às instituições são fundamentais para se garantir mais eficiência nos processos e, consequentemente, um ensino de mais qualidade. Nesse sentido, um dos cargos de maior importância é o de coordenador pedagógico.

Esse profissional tem o dever de ser o principal articulador entre os atores envolvidos no processo educacional, resolvendo casos de evasão escolar, dificuldades de ensino, desempenhos irregulares, entre outras questões.

Quer entender isso melhor? Então, continue lendo este post para conferir tudo o que precisa saber sobre o papel do coordenador pedagógico e tirar as suas dúvidas!

O que faz um coordenador pedagógico?

Como dissemos, esse profissional é peça-chave do processo de aprendizagem, justamente por se encarregar de articular todos os outros atores envolvidos — desde os demais funcionários da instituição de ensino aos responsáveis pelos alunos e os profissionais de áreas afins.

Na prática, isso envolve uma série de funções no dia a dia de trabalho. Vejamos, então, as principais delas a seguir.

Acompanhar o desempenho dos alunos

Uma das maiores funções do coordenador é a de avaliar o desempenho de aprendizagem dos alunos da instituição — o que é feito tanto de forma individual quanto coletivamente. Além de acompanhar o rendimento escolar de cada estudante, ele monitora a situação das turmas de forma geral, identificando possíveis causas de desvios ou conflitos, caso eles ocorram.

Estruturar o projeto político-pedagógico da escola

O projeto político-pedagógico é um documento essencial para a instituição de ensino, pois orienta e rege todas as suas atividades letivas. Assim, é dever do coordenador elaborá-lo da melhor forma possível, a fim de atender às expectativas dos responsáveis e dos diretores.

Monitorar o desempenho dos professores

O coordenador também é responsável por avaliar o desempenho dos professores, certificando-se de que eles estão ministrando suas aulas de acordo com as metodologias e objetivos educacionais propostos no projeto político-pedagógico.

Identificar gargalos nos processos educacionais

O coordenador pedagógico ainda é responsável por acompanhar e a verificar o processo educacional como todo, identificando possíveis impedimentos ou gargalos. A partir disso, ele é capaz de propor alternativas para a resolução desses problemas.

Qual é o papel do coordenador pedagógico numa instituição de ensino?

Diante do que vimos até aqui, podemos perceber como esse profissional é importante para o próprio funcionamento de uma instituição de ensino, interligando os seus atores e garantindo a melhoria do processo educacional. Para que essa função seja exercida com eficiência, contudo, o coordenador precisa dispor de algumas características que o auxiliem a cumprir o seu papel. São elas:

  • ter um perfil conciliatório, para saber trabalhar as questões conflituosas internamente;
  • ter atenção à legislação educacional brasileira;
  • ter atenção aos familiares dos estudantes;
  • ser observador e atento;
  • ter um perfil analítico, para observar os possíveis gargalos educacionais existentes;
  • ser organizado;
  • saber lidar com a autonomia necessária para realizar suas funções diárias;
  • ter um perfil acolhedor, para lidar adequadamente com os responsáveis e os estudantes em possíveis situações de crise.

Enfim, o papel do coordenador pedagógico é mesmo essencial para o sucesso da sua instituição de ensino, garantindo a qualidade do seu ensino. Justamente por isso, é muito importante contratar um profissional sério e responsável para esse cargo, e oferecer-lhe todo o apoio necessário para a realização de suas funções.

Então, gostou da leitura? Agora, que tal conferir também como organizar uma reunião pedagógica?