Administração na prática

Ciclo de matrícula da escola: conheça 7 maneiras de otimizá-lo!

Como gestor, você entende que o período de matrícula da escola merece atenção redobrada, não é verdade? Para que tudo ocorra de maneira satisfatória em sua instituição de ensino durante o processo, é importante que ele seja estabelecido de maneira clara, objetiva e bastante elaborada.

Reconhecemos a importância indiscutível desse ciclo. Por esse motivo, elaboramos um artigo especial com sete maneiras práticas para você organizar o período de matrículas de modo que os resultados da empresa sejam visivelmente potencializados.

Ficou interessado no tema? Então, não deixe de acompanhar o post a seguir até o final!

1. Defina as metas de matrículas

O primeiro passo é primordial para que sua escola cresça e se destaque no mercado de educação, cada vez mais desafiador e competitivo. Sendo assim, antes de mais nada, estabeleça metas concretas de matrícula. Recomendamos que não considere unicamente a captação de novos alunos, mas também a fidelização dos antigos.

2. Preste atenção na preparação dos contratos

Essa é uma etapa indispensável. É muito importante manter a atenção durante a preparação dos contratos de matrícula da escola, afinal, os documentos são imprescindíveis para estabelecer os direitos e as obrigações dos responsáveis e da instituição de ensino.

Sendo assim, revise todos os itens e realize uma readequação das cláusulas e disposições, se for preciso. Lembre-se de que o contrato deve ser muito bem redigido para evitar problemas no futuro. Para tal, conte com o auxílio do departamento jurídico da escola ou ainda de uma assessoria empresarial especializada.

3. Estabeleça uma política de descontos

Saiba que uma política de descontos deve conter propósitos transparentes e objetivos para toda a comunidade escolar. É um serviço que, quando oferecido de forma bem estruturada, se configura como uma estratégia valiosa para alavancar a captação e retenção de estudantes e ainda reduzir a inadimplência.

4. Determine o preço dos serviços educacionais

Para acompanhar os índices inflacionários do país, os valores dos serviços educacionais sofrem reajustes anualmente. No entanto, esse não é o único ponto que influencia os preços das instituições de ensino. Elencamos outros itens a seguir. Veja

  • bolsa de descontos;
  • preços da concorrência;
  • número de alunos atuais da escola;
  • gastos gerais da instituição;
  • lucro esperado.

É necessário também considerar a Lei n.º 9.870, sancionada no ano de 1999, que estabelece que os responsáveis podem efetuar o pagamento do valor total de um serviço educacional (anual ou semestral) em doze ou seis parcelas iguais.

5. Faça uma estimativa de vagas

É preciso considerar o preenchimento das vagas para rematrículas, mas é primordial realizar, com antecedência, uma estimativa de quantas outras serão disponibilizadas para os novos estudantes — ponderando, é claro, o número de seu alunado atual e as instalações da escola.

6. Avalie a realização de eventos especiais

O que acha de promover eventos especiais para impulsionar as matrículas da escola? Saiba que muitas instituições realizam concursos de bolsas, por exemplo, com o intuito de atrair novos alunos. Durante esses momentos, é possível também aplicar provas com o objetivo de selecionar estudantes ingressantes.

7. Invista em uma campanha de marketing educacional

De nada adiantará estabelecer um ciclo de matrícula bem estruturado se você não pretende investir na divulgação do processo. Por esse motivo, sugerimos que você aposte no marketing educacional para alavancar resultados e fortalecer a marca de sua instituição no mercado educacional.

Antes de mais nada, observe as mudanças no comportamento do consumidor atual — cada vez mais seletivo, exigente e hiperconectado. Com a chegada da internet e dos diversos avanços tecnológicos, é fundamental elaborar estratégias sólidas na web para conquistar o seu público-alvo e estar à frente da concorrência.

Veja erros comuns durante o processo de matrícula da escola

Após conhecer maneiras para otimizar o ciclo de matrícula da escola, é hora de descobrir os erros mais comuns cometidos durante o processo. Entenda que alguns dos deslizes listados abaixo podem comprometer consideravelmente o seu planejamento de retenção e captação de estudantes. Sendo assim, redobre a atenção com os pontos a seguir.

Priorize as informações

Certifique-se de que os seus colaboradores estão muito bem alinhados aos propósitos da instituição e do que foi planejado, informando corretamente os procedimentos para efetivação da matrícula da escola com o objetivo de evitar dúvidas futuras.

Ouça os responsáveis

Lembre-se de ouvir os responsáveis durante o processo de matrícula, considerando sempre as suas opiniões acerca dos processos educacionais. Um bom atendimento, pautado na escuta ativa e na empatia, fará a diferença nesse momento — afinal, essas pessoas são essenciais para propagar a reputação da instituição de ensino.

Esqueça os rótulos

Receba de braços abertos todos os alunos, independentemente de raça, religião e outras questões. Esqueça os rótulos e faça o possível para tornar sua instituição inclusiva e aberta à diversidade.

Aposte em uma comunicação clara

Abandone o “pedagogês” e aposte sempre em uma comunicação clara e mais próxima da comunidade escolar. Tenha em mente que alguns termos são comuns para professores e coordenadores, mas completamente dispensáveis e incompreensíveis para os alunos e seus respectivos responsáveis.

Realize uma apresentação amistosa

Mencionamos anteriormente a possibilidade de investir na realização de eventos especiais para conquistar novos estudantes. Nessas ocasiões, é interessante mostrar as instalações da escola, mas é fundamental que essa apresentação não seja impessoal.

A maioria das escolas conta com bibliotecas e laboratórios, por exemplo, e ressaltar apenas questões técnicas acerca desses espaços torna a apresentação muito fria e distante. Pense que será muito mais valioso destacar como as instalações serão benéficas para a vida e para a formação dos alunos de modo geral.

Neste conteúdo, você conheceu sete formas para otimizar o ciclo de matrícula da escola. Agora que você já sabe que esse processo precisa ser elaborado com muito cuidado e atenção, pode utilizar nossas dicas para estabelecer um planejamento mais eficaz e que garanta a ascensão do seu negócio verdadeiramente.

Gostou de saber mais sobre o ciclo de matrícula da escola? Então, entre em contato agora mesmo com a Szabo Assessoria — nós podemos lhe ajudar a fortalecer suas estratégias educacionais e introduzir o melhor do mundo corporativo em sua instituição de ensino.