Ensino e aprendizagem

Organização curricular da escola: como fazer isso? Descubra!

Tempo de leitura: 3 min

A organização curricular da escola é uma etapa de extrema importância no planejamento de um período letivo, seja ele bimestral, trimestral, semestral ou anual. É nesse documento que o coordenador firma uma parceria com os docentes e é estabelecido o que será passado na sala de aula durante o ciclo.

A organização curricular deve ser flexível e levar em consideração os princípios da instituição, assim como respeitar a disponibilidade dos profissionais e o nível dos alunos. Se necessário, é possível rever as propostas inicialmente firmadas e realizar modificações a fim de readequar para o cenário da turma.

De nada adianta propor um plano de ensino inacessível na prática. Pensando nisso, trouxemos neste post informações valiosas sobre como fazer a organização curricular da escola. Continue a leitura para conferir.

Elaboração e revisão do projeto político pedagógico

Ao realizar a organização curricular, é preciso levar em consideração ações que sejam aplicáveis no cotidiano escolar. Além disso, é necessário abordar os temas definidos pela legislação do ensino vigente no Brasil, assim como assuntos pertinentes à comunidade na qual a escola está inserida. Essa é uma tarefa bastante complexa, porém extremamente importante.

Além de distribuir as disciplinas que vão participar da grade e o tempo dedicado a cada uma delas, os educadores devem mensurar o peso que cada uma terá na organização curricular, bem como o que será necessário para ministrá-las da melhor forma, aproveitando ao máximo o conteúdo aplicado.

Powered by Rock Convert

É necessário levar em conta todos os recursos disponíveis na escola, como pátios, laboratórios, quadras e espaços externos, sabendo exatamente como eles podem fazer parte das atividades diárias dos alunos. De nada adianta ter espaço disponível se o mesmo não for utilizado.

No decorrer do ano, é necessário acompanhar o andamento dos processos para verificar se tudo está caminhando conforme planejado e, se necessário, realizar mudanças para adequar a grade à realidade da rotina escolar. É importante respeitar a disponibilidade dos professores de cada disciplina para garantir que haja tempo suficiente para aplicar tudo que foi inicialmente proposto no projeto.

Definição de processos de avaliação e metodologias a serem utilizadas

Após a elaboração do projeto político pedagógico, é necessário definir quais serão os processos de avaliação e as metodologias utilizadas para verificar se as estratégias estão surtindo o efeito desejado.

O uso de softwares específicos de gestão escolar vem se tornando cada dia mais comum pelos gestores e diretores na organização curricular da escola. Com eles, além definir os horários e a organização das disciplinas por período e turma, é possível verificar a disponibilidade dos docentes e dos recursos oferecidos pela instituição de ensino. Assim, distribui-se o tempo entre cada um deles, de modo que atenda às necessidades de todos.

A organização curricular da escola deve ser tratada com muita cautela e atenção aos detalhes, respeitando a agenda dos professores e recursos disponíveis. Priorizar a flexibilidade e os princípios da instituição é essencial para garantir um bom funcionamento e o sucesso da execução.

Gostou de saber como fazer a organização curricular da escola e quer ficar sempre por dentro do assunto? Então, curta agora mesmo nossa página no Facebook para receber em primeira mão mais conteúdos como esse!

Powered by Rock Convert