Cotidiano escolar Ensino e aprendizagem

O que é o projeto político pedagógico e qual sua importância?

Mesmo sendo primordial no planejamento e acompanhamento das atividades de uma instituição de ensino, o projeto político pedagógico (PPP) gera muitas dúvidas entre os gestores escolares. No entanto, mais do que uma formalidade, esse documento é fundamental para pensar em ações para a escola.

Quer entender mais sobre o assunto? Neste artigo, explicamos o que é o projeto político pedagógico, como ele funciona, sua importância para a gestão escolar e como desenvolvê-lo na sua escola. Boa leitura!

O que é o projeto político pedagógico?

O projeto político pedagógico é um documento que contém os objetivos e as metas de uma escola, assim como as maneiras de concretizá-los. Assim, esse documento ajuda a instituição de ensino a orientar as suas atividades durante o ano letivo. As três palavras que compõem o PPP já dão uma ideia de que esse registro deve:

  • reunir propostas de ação concretas a serem realizadas por um determinado período (projeto);
  • levar em conta que a escola é um local de formação de cidadãos (político);
  • definir as atividades e projetos educativos que serão necessários para o ensino e a aprendizagem dos alunos (pedagógico).

Como esse projeto funciona?

O PPP é baseado na construção de parcerias com a comunidade escolar, já que serve de guia não apenas para professores e gestores, mas também para os alunos e suas famílias. A intenção é mais do que construir a identidade da escola: é também auxiliar no desenvolvimento da cidadania.

Na elaboração do projeto político pedagógico, devem ser levados em conta os seguintes tópicos:

  • identificação da escola;
  • missão;
  • público (contexto dos estudantes e famílias);
  • recursos disponíveis;
  • diretrizes pedagógicas;
  • dados sobre a aprendizagem;
  • plano de ação.

É importante ressaltar que, como contém muitas informações relevantes para o planejamento das atividades no cotidiano da escola, além de ser consultado frequentemente, deve ser atualizado sempre que possível.

Qual a importância do projeto político pedagógico?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, toda instituição de ensino deve ter um projeto político pedagógico. Esse documento é importante porque garante não apenas o embasamento para as decisões dos gestores da escola, mas também a possibilidade dos integrantes da comunidade escolar contribuírem no processo educacional.

Como desenvolvê-lo na escola?

Cada unidade de ensino deve decidir a maneira mais eficiente de incluir a comunidade na criação do documento, mas é interessante que, sempre que possível, o projeto político e pedagógico seja desenvolvido de maneira colaborativa, através de plenárias, criação de conselhos escolares, dentre outras formas.

Nesse processo, o diretor escolar deve garantir que tudo aconteça de maneira democrática e eficiente, além de redigir e divulgar a versão final do documento. As principais etapas para implantar um PPP em uma escola são:

  • diagnóstico da instituição;
  • definição da identidade escolar;
  • determinação de como serão executadas as atividades definidas pela comunidade;
  • acompanhamento do desenvolvimento do projeto.

Além disso, cabe ressaltar que a elaboração do projeto político pedagógico propicia uma identidade mais evidente para a escola, bem como mais segurança para os colaboradores na tomada de decisões,.

Gostou deste texto sobre projeto político pedagógico? Então aproveite para descobrir a importância da contratação de uma consultoria empresarial por uma escola!