Administração na prática

Entenda como mapear processo gerencial na sua escola!

Tempo de leitura: 5 min

Saber como mapear processos gerenciais na escola é essencial para garantir um bom funcionamento de acordo com os propósitos da instituição. É preciso identificar as atividades que precisam ser realizadas e definir uma ordem específica, assim como o tempo necessário para executá-las, as etapas, os recursos a serem utilizados e o produto e/ou serviço final.

O bom desempenho dos processos depende diretamente da forma como eles são planejados. Embora o mapeamento seja uma prática comum no mundo corporativo, muitas pessoas ainda encontram dificuldade em fazê-lo, principalmente no meio escolar.

Pensando nisso, trouxemos neste post informações valiosas sobre o assunto. Quer saber como mapear processo gerencial na sua escola? Então continue a leitura!

Afinal, o que é mapeamento de processo gerencial?

É o método utilizado para identificar as etapas, objetivos, partes envolvidas e as decisões de um processo existente. Ele apresenta as várias atividades contidas em uma demanda e descreve claramente o fluxo de ações que serão feitas, indicando as decisões que devem ser tomadas ao longo do tempo.

Essa é uma excelente maneira de tornar compreensível todas as etapas necessárias de um fluxo de trabalho, apresentando para todos os envolvidos uma visão geral dos processos, formas de melhoria e quantos passos são necessários para conduzi-los até o alcance do objetivo.

Qual a importância de mapear?

O mapeamento funciona como um guia para que você entenda de forma clara como funciona cada etapa, tomando ciência das proporções das ações tomadas e o que será preciso para executar tudo com precisão e sem comprometer os resultados da escola.

Por meio do mapeamento, o gestor consegue identificar os gargalos que atingem a instituição, assim como os pontos fortes, fracos, o retrabalho e outros aspectos importantes. Ou seja, a ferramenta auxilia no aumento da performance e da eficiência da instituição.

Quando a escola subestima a importância de conhecer as suas falhas, a tendência é que ocorra desmotivação por parte dos colaboradores, desorganização, queda na produtividade e retrabalho, além da perda de tempo e de dinheiro. Dessa forma, para que os processos permaneçam bem estruturados e organizados, é primordial que exista um planejamento estratégico.

Como a tecnologia pode auxiliar?

Um bom mapeamento proporciona inúmeras vantagens para a escola. Contudo, é preciso monitorar constantemente os indicadores específicos para cada etapa. Para isso, o gestor pode contar com o auxílio da tecnologia que, além de transmitir mais segurança de dados, otimiza diversos processos, eliminando trabalhos repetitivos e economizando tempo.

Com o auxílio de profissionais capacitados, uma equipe bem liderada, cultura empresarial que valorize a melhoria contínua e, principalmente, o apoio da alta gestão atrelado ao uso da tecnologia, como softwares especializados, é possível obter resultados extremamente positivos para a escola, eliminando gargalos e diminuindo custos.

Como mapear processos gerenciais na sua escola?

O mapeamento de processos gerenciais é primordial em qualquer empresa, independentemente da área de atuação, e quando falamos de escola não poderia ser diferente. Muitas pessoas têm dificuldade em enxergar uma instituição de ensino como uma empresa, deixando de aplicar processos essenciais para seu bom funcionamento

Powered by Rock Convert

Pensando nisso, reunimos abaixo alguns pontos considerados essenciais para mapear os processos gerenciais na sua instituição de ensino com sucesso.

Planejamento

O primeiro passo para um bom mapeamento de processo gerencial na sua escola é determinar qual o objetivo e quais as etapas necessárias para chegar até ele. Para ajudar nessa questão, é importante que o gestor se faça algumas perguntas sobre o processo:

  • quem se beneficia?
  • qual a importância dele?
  • qual a funcionalidade?
  • quais objetivos ele atinge?
  • qual o tempo de execução?

Organização

Tendo conhecimento das etapas e da importância do processo, é hora de definir as partes envolvidas e os recursos necessários para a realização das atividades. É importante descrever claramente o fluxo de ações que serão feitas, indicando as decisões que devem ser tomadas no decorrer do tempo.

É interessante que essa etapa seja rica em detalhes para que os envolvidos não tenham dúvida a respeito do que fazer. Qualquer ponto que ficar vago ou mal explicado pode comprometer todo o processo. Além disso, é importante garantir a disponibilidade de todos os recursos necessários.

Controle

Para que o mapeamento de processos gerenciais funcione de forma adequada, é imprescindível que seja feito um controle eficiente de seu desempenho. Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas, gargalos, pontos fortes e fracos da organização como um todo.

Quando a instituição de ensino ignora a importância de reconhecer seus pontos de melhoria, a chance de surgirem casos de funcionários desmotivados, queda na produtividade e falta de harmonia no ambiente de trabalho é enorme, tornando cada dia mais difícil alinhar as equipes de forma satisfatória.

Correção

É nessa etapa que o gestor estabelece quais ações corretivas devem ser implementadas para resolver os pontos levantados na etapa anterior. Isso é de extrema importância para que os motivos que impediram o sucesso total dos processos sejam identificados e corrigidos.

Como uma empresa especializada pode ajudar?

Contar com o auxílio de uma empresa especializada para fazer o mapeamento do processo gerencial da sua escola é essencial para garantir bons resultados, uma vez que elas contam com uma equipe completa de profissionais experientes e capacitados para ajudar e tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

A Szabo Assessoria é especialista no assunto e busca unir conhecimentos e experiência na área de Educação de modo a oferecer à escola a possibilidade de identificar problemas, melhorar seus processos internos e ganhar espaço dentro de um mercado que se torna cada vez mais competitivo sem abrir mão de sua essência.

Ao longo da leitura você pôde compreender a importância e como mapear processo gerencial na sua escola. Seguir as dicas apresentadas é essencial para garantir que sua instituição de ensino obtenha êxito em suas atividades. Por isso, lembre-se sempre de acompanhar e revisar o planejamento para que tudo saia de acordo com o previsto.

Agora que você sabe a importância de mapear processo gerencial na escola e como uma consultoria pode ajudar nessa etapa, acredita que é o momento de ter esse parceiro? Então, entre em contato com a Szabo Assessoria, especialista no assunto, e comece seu projeto agora mesmo!

Powered by Rock Convert