Administração na prática

Confira 3 livros sobre gestão escolar que você precisa ler

Gerir um colégio é algo que se aprende, em grande medida, na prática. No entanto, sem a teoria, a prática não se sustenta. Sendo assim, ler livros sobre gestão escolar mostra-se como uma atividade indispensável para quem deseja se inteirar sobre o assunto e conhecer estratégias e técnicas educacionais adequadas e eficientes.   

Vale lembrar que essa área tem sido, atualmente, apontada como componente determinante para garantir o bom desempenho de uma instituição de ensino. Equipamentos de alta tecnologia, professores capacitados e funcionários comprometidos impactam fortemente na qualidade do ensino; porém, sem a correta utilização desses recursos, eles podem acabar desperdiçando todo seu potencial. É exatamente nesse ponto que a gestão escolar pode fazer a diferença!   

Pensando na importância do aprendizado contínuo para a otimização dos processos dentro do setor, elaboramos uma lista com 3 livros que você, gestor, não pode deixar de conhecer! Vamos lá?

1. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem — Telma Weisz

A abordagem construtivista é aquela que alicerça não somente as discussões, como a própria prática pedagógica da autora. Nesse livro, ela procura demonstrar como se dá a interação entre o ensino e a aprendizagem no interior das escolas, focando na prática dos professores. Permite, assim, que o leitor vislumbre práticas e atuações possíveis para a formação dos profissionais da educação.

Além disso, Telma Weisz oferece uma visão sobre o processo de aprendizagem bastante inovadora, uma vez que incentiva a exploração de novas formas de vivenciá-lo. O objetivo da obra é, por fim, colaborar para o enriquecimento dos educadores e o desenvolvimento dos alunos.

2. Planejamento, Gestão e Legislação Escolar — Geraldo José Sant’Anna

Clima organizacional é um fator altamente avaliado em grandes empresas. Geraldo José Sant’Anna defende, em seu livro, a aplicação do conceito também nas escolas, justificando que as melhorias no clima favorecem a efetivação do ensino de qualidade. Isso porque, segundo o autor, garantem o comprometimento da equipe com as atividades e propósitos da escola.

Apresenta, dessa maneira, os valores e atitudes que devem nortear a instituição, de forma a valorizar o aspecto coletivo de suas atuações. Para mais, ele debate os principais conceitos da legislação escolar, introduzindo, no decorrer da discussão, outros elementos relevantes como plano, planejamento, finanças, administração etc.

3. Gestão do Ensino e Práticas Pedagógicas – Adelar Hengemühle

Nessa obra, Adelar Hengemühle analisa e discute as questões práticas que envolvem a educação a partir de uma perspectiva pedagógica e de gestão, dando especial enfoque ao Projeto Político Pedagógico (PPP). Sendo assim, evidencia como elemento de suma importância o processo que vai desde uma formulação coletiva do PPP até a reafirmação do papel de cada um dos envolvidos para a concretização das propostas.

O livro se diferencia, sobretudo, pelos subsídios teóricos que oferece ao gestor para que ele possa aplicar aquilo que aprendeu dentro de seu próprio ambiente e de acordo com suas possibilidades. O cuidado da autora em contextualizar, de maneira prática, todas as propostas teóricas que apresenta merece igualmente destaque.

Práticas inovadoras, formação dos professores, fortalecimento do Projeto Político Pedagógico e clima organizacional são assuntos debatidos com propriedade nos títulos que separamos para você. Resta ressaltar novamente o quanto a atualização dos estudos tem a contribuir para o aperfeiçoamento de sua atuação profissional!   

Gostaria de conhecer outros livros sobre gestão escolar e saber ainda mais sobre a temática? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook!