Administração na prática

Gestão pedagógica: entenda a importância dela!

Tempo de leitura: 6 min

O sucesso de uma instituição de ensino depende de diversos fatores, como uma boa gestão escolar, infraestrutura de qualidade e, principalmente, o oferecimento de uma educação de excelência aos seus alunos. Para esse objetivo, é preciso investir na formação de professores capacitados e em uma gestão pedagógica eficiente.

Essa atividade envolve todas as decisões de formação do currículo escolar, métodos de ensino e programa de desenvolvimento de alunos e educadores. Ela é considerada o principal pilar da gestão escolar e sua eficiência impacta diretamente nos resultados da escola.

Por esse motivo, abordamos neste artigo as principais informações sobre a gestão pedagógica, como ela se diferencia da gestão escolar e a melhor forma de realizar essa prática em sua instituição de ensino. Boa leitura!

O que é gestão pedagógica?

Pode ser entendida como todas as decisões que determinam os objetivos de ensino e aprendizado oferecidos pela escola, ou seja, diz respeito à finalidade que ela exerce no mercado. Suas atividades envolvem:

  • escolha de métodos e formatos de ensino;
  • organização e planejamento educacional;
  • elaboração e execução de projetos pedagógicos;
  • definição de metas para otimizar práticas de ensino;
  • indicação da necessidade de materiais, profissionais e ferramentas de ensino;
  • acompanhamento do mercado educacional para identificar oportunidades de melhorias para suas atividades;
  • uso de métricas de desempenho para avaliar a eficiência da gestão.

A realização da gestão pedagógica deve ser feita por um profissional que tenha capacidade e conhecimento sobre o mercado educacional e os objetivos da instituição em questão. Suas decisões englobam a formação do plano de ensino, bem como o que é necessário para a sua execução — investimentos em infraestrutura, ferramentas e preparo dos profissionais.

Como ela se diferencia da gestão escolar?

A gestão escolar é o conjunto de práticas voltadas para administrar e garantir o bom funcionamento de uma instituição de ensino. Desta forma, ela se assemelha a gestão de qualquer empresa do mercado, exigindo uma visão clara do negócio para ter sucesso.

Seu objetivo é manter o ensino de qualidade, bem como a sustentabilidade da operação. Para isso, é necessário escolher um modelo de gestão escolar e garantir profissionais responsáveis e capacitados para executar as atividades gerenciais.

Desta forma, podemos dizer que a gestão pedagógica é um dos pilares da gestão escolar, uma vez que ela é responsável por definir toda a estrutura de ensino da instituição, além de garantir sua execução de forma eficiente. A gestão pedagógica pode ser entendida como produto que a gestão escolar deseja vender ao mercado.

O que define uma boa gestão pedagógica?

Para que a gestão pedagógica seja feita de forma correta e potencializada é importante seguir seus quatro pilares. Abordamos cada um deles de forma detalhada abaixo.

Gestão de currículo

A gestão de currículo envolve todas as decisões que formam os processos pedagógicos e de aprendizado utilizados pela instituição. De forma mais simples, é tudo aquilo que será passado para os seus alunos. Normalmente, ela é realizada por um coordenador que faz a apuração e seleção das estratégias de ensino, assim como a avaliação das competências e modelos que mais condizem com os objetivos da escola.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais devem ser seguidos, estabelecendo projetos e atividades transdisciplinares, que alinham conhecimento teórico à vivência dos alunos, ampliando seus aprendizados. A promoção de medidas de recuperação e cuidado com alunos especiais também deve ser pensada durante a gestão de currículo.

Powered by Rock Convert

Para que essas atividades tenham maior eficiência é importante envolver educadores e orientadores que lidem com os alunos, aplicando práticas e medidas que atendam às especificidades do público da escola. O perfil desses profissionais também deve ser considerado, identificando quais modelos de aprendizado eles têm mais aderência para oferecer.

Gestão da ação docente

Trata-se da realização do currículo escolar, indicado no item anterior. Para isso, é necessário definir práticas e formas de incluir os educadores e garantir que o plano estabelecido seja seguido de forma correta.

O sucesso da gestão da ação docente depende da capacidade da direção compreender as habilidades e especificidades do corpo docente. É necessário definir processos e adotar métodos de ensino que eles consigam conduzir e aplicar com eficácia.

A gestão deve ainda manter os educadores motivados e engajados com suas atividades. Para isso, é indicado apresentar um plano de ensino relevante e adotar um programa de desenvolvimento para os profissionais, investindo em seu preparo profissional.

Gestão do patrimônio

Outra atividade importante para o sucesso da gestão pedagógica é a gestão do patrimônio, que nada mais é do que a coordenação e diretrizes sobre o uso de materiais, orçamento, equipamentos e ferramentas da instituição.

O gestor deve definir no plano de ensino quais os recursos, mecanismos, infraestrutura e investimentos em tecnologia necessários para que a estratégia de aprendizado definida no currículo seja executada de forma correta.

Gestão de resultados

Uma das funções do gestor pedagógico é acompanhar o desempenho do currículo escolar, alunos e educadores, verificando pontos do plano de ação que apresentem falhas ou possam ser melhorados. Para isso, é necessário se valer do uso de métricas e sistemas de avaliação.

O ideal é que exista um modelo único de avaliação, permitindo que o desempenho de diferentes turmas e educadores possa ser comparado entre si. Isso permite o intercâmbio de boas práticas e melhorias educacionais.

Todas essas informações mostram que a gestão pedagógica não é uma atividade simples, que pode ser realizada por qualquer profissional dentro do ambiente escolar. Por isso, muitas instituições contam com uma assessoria especializada para estruturar esse pilar da gestão escolar.

Contar com uma parceria para uma gestão pedagógica de sucesso possibilita o acesso a uma equipe especializada e com alto conhecimento sobre o mercado educacional. Dessa forma, a instituição conhece e utiliza as principais tendências do mercado em sua formação curricular. Assim, aumenta sua eficiência e atratividade no mercado, sendo mais interessante para alunos e educadores.

Agora que você conhece mais sobre a importância da boa gerência escolar e como uma consultoria pode ajudar nesse processo, acredita que é o momento de ter esse parceiro? Então, entre em contato com a Szabo Assessoria, especialista no assunto, e comece seu projeto!

Powered by Rock Convert