Cotidiano escolar

Gestão participativa na escola: entenda como aplicar!

Tempo de leitura: 5 min

A gestão participativa na escola é definida como um modelo de administração que envolve toda a comunidade escolar em processos decisórios educacionais. Nesse sistema de gestão, professores, colaboradores, alunos e seus respectivos responsáveis contribuem — de modo inclusivo e democrático — para a formação de cidadãos completos e muito mais críticos.     

O modelo colabora para a diminuição do isolamento do gestor, que deve permanecer aberto ao diálogo com todos, mostrando-se sempre disponível para ouvir críticas e sugestões de maneira amigável, receptiva e compreensiva. 

Quando instituída consistentemente, a gestão participativa traz inúmeros benefícios à escola. Confira alguns abaixo!

  • melhora o desempenho escolar do corpo discente;
  • mantém a grade curricular sempre atualizada;
  • auxilia na tomada de decisões importantes;
  • ensina — na prática — sobre a importância da democracia e ainda aprimora o senso de cidadania;
  • desenvolve o sentimento de pertencimento de todos a uma comunidade escolar.

Esse tema lhe interessou? Então, atente-se ao texto a seguir. Você compreenderá como é possível aplicar a gestão participativa na escola. Acompanhe agora!

Saiba receber e debater críticas e sugestões

A verdade é que não existe um sistema de gestão participativa pré-definido que seja adequado e aplicável para todas as escolas. Por esse motivo, antes de mais nada, é fundamental que o gestor compreenda o cenário de sua escola e identifique o que é mais apropriado e benéfico para ela. 

Comece ouvindo as opiniões, sugestões e críticas de colaboradores. Disponha-se a conhecer quem faz parte de sua equipe. Atente-se para suas principais motivações e, em especial, as insatisfações. Se você não tem ideia de como pode começar, sugerimos que aplique uma pesquisa de clima organizacional.

Essa postura receptiva precisa estender-se para toda a comunidade escolar — incluindo o corpo docente, o alunado e ainda seus respectivos responsáveis. Então, prepare-se para ouvir as opiniões sempre de modo cordial e amistoso. Dessa maneira, todos estarão à vontade para compartilhar o que pensam verdadeiramente. 

Adote uma postura humilde com os colaboradores

Dispense o papel de chefe e adote o comportamento de um líder — e, acima de tudo, seja humilde com os colaboradores. Saiba que a humildade é um traço essencial para exercer uma liderança justa e favorável para todos. Isso contribuirá para um ambiente muito mais saudável em sua escola, onde as pessoas sentem-se à vontade para contribuir sem medo de represálias.

Com essa atitude, você também será capaz de compreender com maior clareza suas forças e fraquezas e poderá, ainda, traçar metas e objetivos de modo mais estratégico. Por isso, deixe o orgulho de lado e lembre-se de que há muito o que aprender com as pessoas que estão ao seu redor. A humildade é uma escolha poderosa e capaz de abrir os melhores caminhos para você!

Valorize boas ideias e coloque-as em prática

Agora que você já compreendeu a importância de escutar toda a comunidade escolar, prepare-se para selecionar as sugestões positivas que recebeu, valorizar as boas ideias e colocar em prática o que for realmente proveitoso para todos. 

Powered by Rock Convert

Dessa forma, a democracia é fortalecida e as pessoas sentem-se estimuladas a participar continuamente das decisões e dos projetos de sua empresa. Essa atitude vai contribuir bastante também para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento de todos a uma comunidade.

Aposte no protagonismo do alunado

Infelizmente, muitos jovens possuem uma visão incorreta sobre o verdadeiro papel da escola em suas vidas e formações. Para eles, a etapa é meramente uma obrigação desestimulante e tediosa antes da faculdade. Alguns ainda acreditam que o local serve apenas para que possam encontrar amigos.

É fundamental fazê-los compreender que são parte essencial da comunidade escolar e que suas opiniões são de grande valia na composição dos processos decisórios educacionais. Afinal de contas, toda e qualquer mudança adotada impactará diretamente seus cotidianos. Sendo assim, nada mais natural do que torná-los protagonistas dos estudos, não é verdade?   

Então, não hesite em dar voz ao seu alunado. Coloque-se à disposição para ouvi-los e acolhê-los sempre que necessário. Mostre que a escola é um espaço libertador e que nela é possível exercer a cidadania e aprender — na prática — como funciona a democracia. Acredite: com isso, eles estarão muito mais motivados!

Envolva os responsáveis nas decisões escolares

Não esqueça-se dos responsáveis por seus estudantes! O engajamento deles é importante para implementar a gestão participativa na escola de modo completo e eficaz. Lembre-se de que quanto maior o envolvimento deles, maior será a dedicação e o esforço dos filhos em todas as atividades educacionais.

Sabemos que, por conta do trabalho ou por falta de tempo, alguns responsáveis não conseguem atuar ativamente da comunidade escolar. Nesse sentido, é possível incentivá-los por meio de campanhas que demonstrem a importância de suas participações para a vida coletiva da escola.    

Por fim, é importante destacar que o poder decisório da empresa continua em suas mãos. É o gestor que permanece elegendo e definindo os melhores caminhos para solucionar os problemas, independentemente das sugestões que tenha recebido.

A gestão participativa na escola é uma forma valiosa de aproximar e engajar toda a comunidade. Esse sistema de administração tem por objetivo valorizar o papel e a atuação de cada indivíduo na escolha de boas práticas educativas e administrativas.

No entanto, saiba que as opiniões dos envolvidos não devem ser um fator determinante para adotar estratégias. Caso não seja viável ou desejável executar alguma ideia, o gestor não tem a obrigação, de maneira alguma, de acatar o que foi apontado — especialmente se a sugestão em questão não traz benefícios a todos. 

Viu como implementar a gestão participativa na escola é mais fácil do que você imaginava? Como pode conferir, o modelo contribui positivamente para a melhoria do desempenho escolar do corpo discente, o aperfeiçoamento de processos educacionais e as tomadas de decisões importantes. Além disso, ele torna o ambiente escolar muito mais democrático, humano e interativo.

Você gostou deste post? Então, o que acha de ler mais conteúdos sobre o mundo da educação? Aproveite a visita em nosso blog e conheça agora sete práticas indispensáveis que favorecem a gestão escolar eficiente.

Powered by Rock Convert