Cotidiano escolar

Entenda a importância da formação continuada de professores!

Tempo de leitura: 4 min

A formação continuada de professores não acontece apenas no contexto escolar, mas também a pós-graduação, no mestrado e em outras especializações. É, portanto, muito importante reconhecer esses esforços e experiências a fim de estimular a equipe da instituição.

Os gestores escolares têm a missão de manter os colaboradores motivados a fazerem um bom trabalho. Afinal, estamos falando de educação, uma das áreas mais importantes para a construção de um futuro melhor. Com isso em mente, preparamos este post para falar sobre a capacitação dos professores e demonstrar como isso pode ser benéfico para a sua escola. Acompanhe!

O que é formação continuada de professores?

Com o constante surgimentos de novos conceitos e tecnologias, a formação continuada é, em poucas palavras, uma formação complementar em que ocorre atualização de conhecimentos para que o professor possa desempenhar melhor as suas funções.

Vivemos uma época em que mudanças acontecem todos os dias no mundo social e empresarial, portanto, os estudantes têm uma série de desafios para enfrentar — e o ambiente escolar é o local onde essas crianças e adolescentes devem encontrar as respostas para seus questionamentos.

Para preparar e ajudar o aluno a superar essas barreiras, é fundamental que todo o corpo docente possua conhecimentos, habilidades e competências capazes de seguir as exigências e demandas do cenário atual.

Nesse sentido, é possível encontrar cursos de curta ou média duração, práticos e atualizados conforme as necessidades do mercado para formação continuada, disponibilizados em várias instituições de ensino.

Como implementar a formação continuada na escola?

Treine os profissionais

A sua instituição de ensino pode ser uma fonte de aprendizado para os professores também. A melhor forma de ter uma equipe preparada é ajudando os profissionais. Sendo assim, é importante que a escola se interesse, genuinamente, pelos objetivos do colaborador e busque formas de auxiliá-lo nesse processo.

Powered by Rock Convert

Não podemos nos esquecer que os alunos já não possuem o mesmo perfil de alguns anos atrás — assim como toda a sociedade. Logo, é errado acreditar que a pedagogia não sofre com essas mudanças, sendo necessário oferecer ferramentas e treinamentos para ajudar os docentes. Uma ideia é ofertar estudos online em plataformas como o Profs.

Tenha uma política de bonificação e reconhecimento

Atualmente, é comum ouvir que o professor é um dos profissionais menos reconhecidos financeiramente. Em vista disso, a escola nem sempre terá um colaborador com ânimo e recursos para correr atrás de capacitação — e isso é algo que pode afetar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

A melhor forma de lidar com essa situação é oferecendo um salário justo e construindo uma política de bonificação e reconhecimento, afinal, não é só o pagamento que motiva o profissional. A valorização da equipe pedagógica é uma medida primordial.

Inclua novas ferramentas no aprendizado

Para o ensino ser interessante e eficiente, o professor precisa falar a língua do aluno. Isso significa empregar ferramentas que tornem o processo de aprendizado mais agradável e próximo da realidade do educando.

Para tanto, a sua escola deve estar disposta a incluir e incentivar o uso de novas ferramentas, como diário de classe online, blog, fóruns de discussão e redes sociais, por exemplo. Utilize a tecnologia durante a capacitação dos professores e os motive a continuar usando na sala de aula.

Quais os benefícios da formação continuada?

Ainda não ficou claro o quanto a formação continuada de professores pode ser uma estratégia vantajosa para sua escola? Então confira alguns benefícios:

  • aumenta a satisfação e o engajamento dos professores;
  • proporciona entrosamento e troca entre os profissionais;
  • melhora o alinhamento entre escola e corpo docente;
  • favorece a modernização da instituição de ensino e de seus métodos;
  • torna o processo de ensino mais atrativo para os estudantes;
  • especializa, ainda mais, os docentes;
  • aprimora a qualidade das aulas;
  • amplia o retorno financeiro.

Está pronto para inserir a formação continuada de professores na sua escola? Assim como os educandos precisam adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades que o mercado de trabalho procura, o professor deve se atualizar para evoluir no seu campo de trabalho e contribuir com o sucesso dos alunos.

Precisa de ajuda para aperfeiçoar os processos internos da sua escola? Entre em contato conosco!

Powered by Rock Convert