Administração na prática

Propaganda da escola: 3 dicas para divulgar melhor sua escola!

Investir na propaganda da escola é importante para aumentar a captação de alunos, renovar matrículas e se manter em evidência no mercado educacional. Por meio dessa estratégia, é possível transmitir os valores da instituição, reforçar a identidade da marca e destacar aspectos que a tornam relevante em relação às demais.

Se você deseja saber como divulgar melhor a sua instituição de ensino, acompanhe este artigo até o fim, pois, daremos três dicas práticas e importantes para você começar a planejar as ações de propaganda da escola.

Como se destacar em relação à concorrência?

Antes de listarmos as dicas para você começar a divulgar melhor a sua escola, mostraremos de que maneira é viável destacá-la no mercado de educação. Acompanhe!

Exponha os diferenciais da escola

Certamente, a qualidade do ensino sempre será essencial em qualquer instituição. No entanto, ela deixou de ser considerada um diferencial, pois, para encantar o alunado, é necessário entregar muito mais. Sendo assim, elencamos alguns diferenciais competitivos que podem ser evidenciados:

  • equipe multidisciplinar: formada normalmente por fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos, colabora com questões sociais, culturais e econômicas do ambiente escolar;
  • aulas de música: promovem a integração entre alunos, além de aguçar a sensibilidade e a criatividade;
  • estudo de línguas estrangeiras: fortalece a capacidade cognitiva, auxilia na aquisição de competências interculturais etc.

Efetue campanhas segmentadas

Campanhas segmentadas são efetuadas com base em dados do público-alvo (responsáveis e alunos), como condições socioeconômicas, hábitos de consumo, preferências, informações demográficas etc.

Canais digitais, como Facebook, Instagram etc., são os melhores meios para realizá-las, pois, além de oferecerem diversos recursos de segmentação, também apresentam um custo-benefício excelente.

Convide pessoas para conhecer a instituição

O que acha de promover eventos para que a comunidade conheça a sua escola? Essa é uma ótima maneira de cativar o público-alvo e gerar uma impressão positiva. É possível criar uma programação especial sem a necessidade de gastar muito para isso.

Imagine, então, realizar palestras sobre temas diversos com o corpo docente ou atividades que valorizem a integração dos participantes? Além disso, é interessante disponibilizar um colaborador para efetuar uma visita monitorada pelas dependências da instituição.

Quais ações adotar para realizar a propaganda da escola?

Depois de descobrir como tornar sua escola relevante em relação às demais, apresentamos três dicas para divulgá-la de modo efetivo. Veja!

1. Escolha os canais de divulgação

Primeiramente, é necessário selecionar os canais de divulgação para fazer a propaganda da escola. Essa escolha precisa ser realizada com base nas informações do seu público-alvo. Dessa forma, você investirá em canais mais adequados.

Descubra, portanto, em quais mídias sociais o seu público-alvo está mais presente — veja, por exemplo, se existe alguma emissora de rádio que eles escutam com frequência ou se há algum jornal que costumam ler. E como dissemos, vale a pena investir em canais digitais, pois eles apresentam custos baixos e benefícios efetivos.

2. Aposte em uma identidade visual forte

A identidade visual é constituída por um conjunto de elementos visuais que contemplam fotos, ícones, cores, logotipo etc. A partir desses itens é possível transmitir uma ideia, um produto ou, até mesmo, um serviço.

Apostar em uma identidade visual profissional e estruturada é fundamental para comunicar ao público a essência, conceitos e valores de uma instituição de ensino e, assim, se destacar no mercado educacional, gerando interesse e envolvimento.

3. Planeje as ações

Na etapa de planejamento, dados referentes a alunos ingressantes, desistentes etc., são fundamentais. A partir deles é possível realizar comparativos e acompanhar o resultado do trabalho que será desenvolvido. O plano deve prever ações e projetos que serão implementados e o orçamento necessário para colocá-los em prática.

Agora você já sabe como divulgar melhor sua instituição de ensino, mas para obter resultados satisfatórios nas ações de propaganda da escola, é indispensável contar com agências ou profissionais especializados para efetuar o processo de divulgação. Sendo assim, considere o orçamento disponível para contratação do serviço, mas também não se esqueça das necessidades reais do estabelecimento.

O que você achou de nossas dicas? Deixe-nos um comentário com sua opinião sobre ações de propaganda da escola ou conte-nos a sua experiência!