Administração na prática

5 desafios das escolas particulares e como superá-los!

Tempo de leitura: 6 min

As instituições de ensino estão enfrentando grandes desafios. De maneira geral, o mercado educativo do século XXI enfrenta mudanças significativas — a concorrência está cada vez mais acirrada, os avanços tecnológicos chegam para ressignificar a educação e o Brasil ainda enfrenta uma crise econômica.

Existem também, por exemplo, o impacto de fatores comuns administrativos e estruturais. Por esses e outros motivos, é imprescindível que a gestão permaneça atenta às várias transformações sociais, políticas e econômicas de nossa sociedade para identificar precocemente as adversidades do universo escolar.

Se esse tema lhe interessa, continue a leitura! A seguir, apresentamos um conteúdo especial com os cinco principais desafios das escolas particulares. Além disso, daremos dicas importantes para que você possa superá-los com mais resiliência.

Confira!

1. Inadimplência

A inadimplência escolar é uma questão que afeta todas as instituições de ensino, independentemente do porte. E com o cenário econômico do país, a situação, inevitavelmente, se agrava bastante. Assim, as escolas particulares precisam apresentar soluções diferenciadas aos responsáveis financeiros de seus alunos para evitar que esse problema se intensifique.

2. Concorrência e diferenciais competitivos

Como dissemos, a concorrência no mercado de educação está cada vez mais acirrada e destacar-se atualmente pode ser uma tarefa complexa. É preciso adquirir diferenciais competitivos — como metodologia, preço e qualidade — para garantir a sobrevivência do seu negócio e manter-se em consonância com as expectativas do público-alvo.

3. Motivação dos professores

A falta de motivação por parte do corpo docente também é desafiadora para as escolas particulares. Afinal de contas, o papel desses profissionais é primordial em uma empresa educacional e é preciso garantir o bem-estar deles para que esse fator não impacte negativamente nos resultados da instituição.

4. Captação e retenção de alunos

Esse é mais um aspecto que aflige diversos negócios educacionais e, por isso, as estratégias de captação e retenção de alunos ganham relevância ainda maior. É importantíssimo atentar às minúcias desse problema para antecipar-se a ele e compreender o porquê alguns estudantes desistem de sua instituição ou não fazem a renovação da matrícula.

5. Novas tecnologias na educação

A era digital transformou diversos âmbitos de nossa sociedade e impacta consideravelmente a educação nos dias atuais. Saiba que ignorar a importância e o impacto dos avanços tecnológicos não é uma atitude inteligente. Acredite: essa postura vai prejudicar bastante a ascensão do seu negócio de forma geral.

Existe uma necessidade urgente em acompanhar essas inovações, pois elas influenciam de maneira poderosa a rotina em sala de aula e afetam de modo considerável o processo de ensino-aprendizagem do jovem contemporâneo.

Confira dicas para superar os desafios das escolas particulares

Depois de conhecer os principais desafios das escolas particulares, é o momento de saber como é possível superá-los. Saiba que existem diferenciais competitivos fundamentais para potencializar os resultados de sua empresa, conquistar novos estudantes e manter os já existentes.

Investir na capacitação de docentes

Mencionamos no começo do artigo a importância do corpo docente no âmbito educacional. Reforçamos novamente a necessidade de cuidar do bem-estar desses profissionais, fazendo o possível para mantê-los motivados para que possam entregar sempre o melhor de si mesmos.

Powered by Rock Convert

Por isso, certifique-se de valorizar continuamente o trabalho de seus professores. Ofereça a eles boas ferramentas de trabalho, bem como oportunidades para que continuem atualizados e em consonância com as exigências do mercado.

É primordial incitar o aperfeiçoamento contínuo por meio de cursos de pós-graduação, educação continuada e outros eventos que apresentam o que há de mais moderno acerca do universo educacional e, em especial, o digital.

Facilitar a negociação para os inadimplentes

Quer superar a inadimplência escolar? Então, prepare-se para facilitar a negociação de mensalidades para os alunos inadimplentes. Vale a pena conversar individualmente com os responsáveis para compreender cada situação com atenção e, assim, apresentar opções diferenciadas para que haja a quitação de débitos e permanência dos alunos em sua instituição.

Outra opção bacana é a oferta de descontos para pessoas que têm mais de um dependente matriculado em sua escola. Neste sentido, é interessante até investir na implementação de bolsas de descontos — um atrativo valioso para que sua escola diferencie-se das demais.

Apostar em inovação

Lembra-se de que falamos que a era digital não deve ser ignorada? A verdade é que as inovações tecnológicas estão aí e vieram para ficar. Não é possível mais que permaneçamos adotando as tradicionais metodologias de ensino, pois as convencionais maneiras de transmitir conteúdo já não funcionam mais.

Os avanços tecnológicos deram origem a um novo perfil de aluno. Mais exigente, conectado e antenado às transformações do mundo atual, ele anseia por muito mais. E quem pode culpá-lo? Os recursos digitais trouxeram inúmeras possibilidades, abrindo espaço para um campo fértil de novas ideias, valores e diferentes formas de aprendizado.

Considerando tudo isso, você acredita que pode distanciar-se desta realidade?

A seguir, elencamos sete tendências do mercado de educação. Veja:

  • gamificação no ensino;
  • estudo híbrido;
  • sala de aula invertida (flipped classroom);
  • mobile learning;
  • inteligência artificial;
  • programação e robótica;
  • educação empreendedora.

Pronto. Agora você já sabe quais são os cinco principais desafios das escolas particulares! Ademais, conheceu neste post dicas valiosas para enfrentá-los com o objetivo de colocar a sua instituição de ensino em total sintonia com o mundo atual.

Sabemos que o dia a dia de um gestor escolar pode ser maçante. Como líder, você assume muitos papéis e, além das diversas atividades que exerce, precisa estar constantemente atento ao mercado para manter sua instituição sempre em destaque, não é verdade? Então, o que acha de contar com a assistência de uma consultoria empresarial para lhe ajudar a enfrentar os contratempos da gestão?

Com o olhar experiente de uma ajuda especializada, será muito mais fácil identificar os gargalos do seu negócio — e ainda otimizar processos, solucionar problemas recorrentes e melhorar o desempenho de sua escola com o intuito de permanecer sempre à frente da concorrência.

Gostou de saber mais sobre os desafios das escolas particulares? Aproveite a visita no blog e assine agora nossa newsletter. Você receberá diretamente em sua caixa de entrada artigos valiosos sobre gestão escolar e o universo de educação!

Powered by Rock Convert