Cotidiano escolar

Confira os 4 principais desafios da coordenação pedagógica

Tempo de leitura: 3 min

Preparar os alunos para as múltiplas demandas do mundo atual é um papel fundamental da escola. Assim, para oferecer uma educação completa, as instituições de ensino precisam acompanhar as inovações que surgem dia após dia, o que contribui para aumentar os desafios da coordenação pedagógica. 

As novas tecnologias, tão presentes no nosso cotidiano, e as novas configurações do mercado de trabalho, entre outros aspectos, têm modificado a interação da escola com as crianças, e vice-versa. Com isso, o estabelecimento escolar precisa se ajustar, evoluindo e preparando adequadamente os alunos para os desafios da atualidade.

Veja, a seguir, quais são as principais dificuldades que a coordenação pedagógica precisa enfrentar para acompanhar as novas tendências!

1. Agir com autonomia

Junto à direção, a coordenação pedagógica tem um importante papel na gestão da escola. São os coordenadores que estão diariamente em contato com os professores, verificando planejamentos, oferecendo feedbacks e guiando o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico.

É essa relação entre corpo docente e coordenação que garante o cumprimento das normas da escola na sala de aula. Por isso, coordenadores precisam ter autonomia suficiente para resolver questões com agilidade e tomar as medidas necessárias, garantindo um ambiente de aprendizagem funcional para todos os estudantes.

2. Evitar o desvio de funções

A função de um coordenador é aprimorar a formação do corpo docente, facilitando a relação entre professores e alunos. Mesmo com essa função cada vez mais bem definida, a coordenação pedagógica precisa constantemente tratar de assuntos que não são de sua responsabilidade.

Powered by Rock Convert

Nesse sentido, um dos desafios da coordenação pedagógica é evitar o desvio de função quando surgem urgências que outros setores deveriam resolver e que são direcionadas ao coordenador. Em vez de ficar “apagando incêndios” com frequência, o setor pode solicitar à direção que incentive a ação preventiva na escola como um todo, evitando que possíveis problemas referentes a outras áreas sejam encaminhados à coordenação.

3. Lidar com diferentes públicos

A coordenação pedagógica deve promover a integração e as relações interpessoais de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Isso significa que é preciso estar em contato constante com diretoria, professores, alunos e responsáveis.

Dessa forma, o desafio é compreender as necessidades de cada uma dessas partes e atender às suas expectativas, o que é uma tarefa bastante difícil. É preciso manter um canal de comunicação saudável e aberto com cada um desses grupos, evitando situações de conflito. Com os responsáveis, por exemplo, isso pode ser feito envolvendo-os nos projetos desenvolvidos em sala de aula.

4. Gerenciar bem o tempo

Com tantas demandas ao mesmo tempo, um dos maiores desafios da coordenação pedagógica é encaixar tudo na agenda. Para isso, organização é a chave. Sem esse elemento não haverá tempo disponível para pensar na melhoria dos processos.

É essencial fazer uma programação das atividades, dividir bem as tarefas e colocar tudo no papel. Registrar as informações em um só espaço, ao qual todos tenham acesso é sempre a melhor maneira de não se perder no planejamento e de tornar as ações mais rápidas.

Muitos dos desafios da coordenação pedagógica podem ser enfrentados com uma gestão eficaz, que estabeleça estratégias inteligentes para organizar a rotina de trabalho. Desse modo, todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar saem ganhando: alunos, responsáveis, professores e equipe pedagógica.

Gostou do nosso conteúdo sobre os principais desafios da coordenação pedagógica? Então acho que você vai gostar de ler a respeito do poder de uma boa gestão!

Powered by Rock Convert