Cotidiano escolar

Saiba como definir os objetivos estratégicos de uma escola!

Uma palavra que costuma acompanhar sempre a gestão é: meta. Sem ela, na maior parte dos casos, pouco se pode fazer. Quando se trata de um ambiente que cultiva o aprendizado, a relevância dos objetivos estratégicos de uma escola se torna ainda mais evidente. Afinal, são eles que vão ajudar a determinar um futuro bem alinhado com os anseios de toda a comunidade envolvida pela instituição.

É preciso, no entanto, não somente ter esses objetivos, mas saber como defini-los bem, de modo a elaborar um planejamento verdadeiramente sólido e eficaz. Neste artigo, explicamos de que maneira você pode alcançá-lo. Fique atento!

Pense na disponibilidade orçamentária

As finanças da escola precisam estar em foco. É preciso analisar tudo: desde todo o dinheiro que entra na instituição até os gastos que parecem pequenos, mas que fazem bastante diferença na hora de fechar as contas.

Planeje quanto precisa disponibilizar para todas as despesas (desde os materiais de limpeza até o pagamento dos colaboradores) e o dinheiro que é necessário guardar em casos de eventualidades. Analise o que pode ser cortado sem que haja prejuízos nos negócios. Estar com as finanças em dia é essencial.

Foque a infraestrutura da escola

Uma boa infraestrutura é um fator que pode ajudar bastante no aprendizado dos alunos. Por isso, é importante pensar em um espaço físico que proporcione conforto e aconchego, desde a própria edificação até o mobiliário. Invista em um ambiente agradável, que permita a livre circulação de todos, e em móveis confortáveis. Faça com que todos sintam prazer em estar no local.

Os recursos tecnológicos também são uma boa ferramenta. Por meio deles, é possível programar aulas práticas, ganhar agilidade no dia a dia e aproximar os estudantes da realidade atual, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas. 

Defina as políticas da instituição

Imagine a seguinte cena: o responsável por um estudante está em processo de escolha da instituição onde o aluno irá estudar. Para isso, ele quer saber, de fato, que escola é essa, quais são as suas características principais, as suas prioridades no processo de formação da criança/adolescente, como enxerga determinados assuntos (inclusive os polêmicos), entre outros. Tudo isso se encaixa na política do local, que precisa estar muito bem definida, constituindo a identidade do lugar.

Foque no que a sua instituição é, qual a sua missão e como deve agir nas mais diferentes ocasiões. Nesse sentido, um dos objetivos estratégicos de uma escola deve ser também contar com uma política que leve em conta a importância de formar bem os profissionais e de investir em aperfeiçoamento constante.

Os objetivos estratégicos de uma escola devem estar muito bem alinhados para que se obtenha um real sucesso. Para isso, é essencial planejá-los com cuidado. Lembre-se também de que pode ser possível rever a forma de alcançá-los a qualquer momento, dadas as oscilações de mercado e as mudanças sociais, cada vez mais ágeis.

Gostou deste artigo? Então não deixe de ler também este outro conteúdo, que evidencia as sete melhores práticas para a sua escola.