Administração na prática

Saiba como criar e promover a missão da sua escola!

Tempo de leitura: 3 min

O Projeto Político Pedagógico (PPP) requer uma definição clara e objetiva sobre a missão da escola. Para isso, é importante entender seu conceito, já que ele é fundamental para definir as diretrizes, a metodologia e os objetivos da instituição de ensino.

É interessante observar que existe uma diferença sutil entre a missão,  visão e valores. Por isso, eles devem ser discutidos entre toda a comunidade escolar (tanto pelos alunos e seus responsáveis, quanto pelos professores e gestores), para alcançar metas mais alinhadas às necessidades do processo de aprendizagem.

Continue a leitura e descubra a diferença entre os conceitos exigidos pelo PPP e entenda como focar na criação da missão da sua escola!

Qual é a importância de definir a missão da escola?

Os gestores de uma escola, como os de qualquer empresa, devem saber que a missão influencia diretamente na identidade de uma instituição. Ela auxilia na criação de uma gestão mais participativa, oferecendo possibilidades e questionamentos sobre quais aspectos devem ser melhorados para a manutenção da qualidade do ensino e atendimento da comunidade escolar.

A fim de promover uma comunicação interna mais eficiente, é preciso que os funcionários entendam a língua da organização, agindo em acordo com os seus valores, canalizando esforços para alcançar as metas e obter os resultados desejados.

Com isso, é possível estabelecer uma equipe mais focada no cumprimento do Projeto Político Pedagógico. Visando o sucesso da estratégia, o gestor pode criar um planejamento que considere todas as necessidades e objetivos dos estudantes, responsáveis e colaboradores.

Powered by Rock Convert

Qual é a diferença entre missão, visão e valores?

A missão, no contexto escolar, deve detalhar as razões e motivos que explicam a existência da instituição. É preciso deixar bem claro qual é o seu segmento de atuação e como a instituição de ensino espera ser reconhecida pela comunidade educacional.

A visão, por outro lado, deve englobar os objetivos de longo prazo. Ela representa a perspectiva de futuro da escola e até onde quer chegar.  Por isso, é interessante determinar algumas etapas a serem atingidas dentro de determinado período.

Por fim, os valores são os princípios éticos que nortearão todo o cotidiano de trabalho do ambiente escolar. Eles servem como critério para definir comportamentos, atitudes e decisões dos colaboradores e de todos os envolvidos no processo de ensino — como a preocupação em manter a qualidade, excelência, competência, entre outros atributos da instituição.

Como promover a missão para a comunidade escolar?

As possibilidades são vastas! Os gestores, por exemplo, podem criar estratégias de divulgação para os estudantes, seus responsáveis, colaboradores e, também, para a comunidade no entorno da escola. Uma boa prática é espalhar folhetos informativos que contenham a missão, a visão e os valores da instituição.

Igualmente, no ato da matrícula é possível especificar quais os princípios que servirão como base para o desenvolvimento do trabalho e para o serviço educacional prestado. É interessante que, a cada ano, essas diretrizes sejam revisadas e atualizadas, levando sempre em consideração os desejos e objetivos atuais de todos os envolvidos.

Definir a missão da escola é uma tarefa que exige comprometimento redobrado dos agentes escolares. Portanto, lembre-se que é fundamental integrar toda a comunidade para estabelecer as necessidades e as principais metas a serem alcançadas. Com isso, é possível aumentar as chances de atingir um projeto pedagógico que dialogue cada vez mais com um ensino de qualidade.

Gostou do conteúdo? Se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da educação, curta a página da Szabo Assessoria no Facebook.

Powered by Rock Convert