Administração na prática

Consultoria escolar: como e quando contratar

Tempo de leitura: 6 min

Se você tem passado por dificuldades na gestão de uma escola, contratar uma consultoria pode ser a solução que precisa. Isso porque ela conta com profissionais com grande experiência no setor de ensino, sendo especialistas na resolução dos principais desafios administrativos da área.

Eles não só ajudam a resolver problemas operacionais e de gestão, como contribuem para a reestruturação empresarial da escola, a fim de otimizar resultados.

Contudo, antes de tentar essa alternativa, é preciso entender por que ela pode ser vantajosa para o seu negócio. Para ajudar nisso, preparamos um rápido guia respondendo algumas das principais dúvidas relacionadas ao funcionamento de uma consultoria escolar. Não deixe de conferir!

O que é e como funciona uma consultoria escolar?

É uma empresa cujo foco está em ajudar escolas a melhorarem a gestão de seus negócios, superando desafios, otimizando processos internos e se tornando mais eficientes. Para isso, a consultoria:

  • realiza diagnósticos sobre as condições da instituição que a contrata, possibilitando um entendimento melhor sobre as causas de resultados operacionais indesejados;
  • emprega metodologias de excelência para mapear os processos gerenciais e descobrir as principais deficiências organizacionais da escola;
  • desenvolve um ou mais planos de ação para serem aplicados em conjunto com o colégio, a fim de reverter resultados negativos e ajudar na recuperação do negócio que esteja passando por dificuldades;
  • compartilha conhecimentos importantes com a equipe da escola, graças ao convívio entre a equipe de ambas as instituições;
  • consegue auxiliar até mesmo em mudanças pedagógicas, alinhando-as às alterações gerenciais da escola. Basicamente, consegue unir práticas corporativas com atividades acadêmicas e pedagógicas, mas sem deixar de lado o caráter escolar da instituição.

Quando saber que preciso de uma consultoria escolar?

Se a sua escola tem passado por problemas financeiros, pode ser a hora de chamar uma consultoria para ajudá-lo a reequilibrar as contas. Contudo, mesmo que ela tenha um bom caixa, é possível que haja gargalos e processos realizados abaixo do potencial que têm. Nessa situação, uma consultoria escolar pode ajudar seu negócio a otimizar suas operações e alcançar resultados ainda melhores.

Vale destacar que contratar uma consultoria escolar também pode ser uma opção viável para escolas em ascensão, que poderão, com a ajuda de consultores, implementar processos de excelência para sustentar a expansão dos negócios.

Organizações familiares igualmente podem ser favorecidas com essa parceria, uma vez que podem precisar de maior profissionalização. Nesse caso, um dos benefícios é a isenção da consultoria, que se mantém afastada das questões emocionais e familiares que costumam afetar empresas familiares.

Powered by Rock Convert

Dessa forma, será possível trabalhar em conjunto dos gestores para tomarem decisões mais benéficas à escola, evitando “panelinhas” que podem prejudicá-la em favor de interesses pessoais de alguns membros e não de toda a instituição.

Quais benefícios ela pode trazer?

A lista de vantagens geradas por uma consultoria escolar é vasta. Adiante, separamos algumas das principais. Confira:

  • contribui para reorganizar e planejar as finanças da escola;
  • ajuda a profissionalizar uma instituição familiar, tornando-a mais alinhada às práticas corporativas de excelência;
  • transmite conhecimento sobre gestão educacional aliada ao gerenciamento corporativo para os líderes da escola;
  • diagnostica os principais pontos fracos, desafios e ineficiências da estrutura empresarial da escola, proporcionando informações valiosas para que os gestores possam tomar decisões que melhorem o funcionamento do colégio;
  • ajuda a escola a melhorar seu posicionamento no mercado e a enfrentar a concorrência, especialmente em um mercado em que grandes conglomerados têm comprado colégios gerando um cenário desafiador para escolas independentes;
  • realiza um estudo e apresenta metodologias de gestão mais eficientes para otimizar fluxos de trabalho da escola;
  • recupera projetos que não estão gerando os resultados esperados;
  • analisa o orçamento e as finanças da escola, fornecendo informações importantes para seus gestores;
  • transmite a mensagem de que a escola se preocupa em melhorar e de que está em busca de aperfeiçoamento empresarial, o que pode contribuir para sua imagem enquanto instituição de qualidade e excelência;
  • contribui com a recuperação da escola em períodos de crise financeira, para que não precise solicitar recuperação judicial;
  • traz para o contexto da escola conhecimentos que estão em evidência, possibilitando que a equipe educacional e de gestão modernizem suas práticas com base no que há de relevante no mercado global de educação.

Qual o preço de uma consultoria escolar?

O preço varia de acordo com o projeto que será aplicado na escola, considerando fatores como o porte da instituição, principais desafios enfrentados, estrutura de organização, entre outros fatores. Como cada empresa pode ter problemas diferentes, o valor precisa ser feito com base em suas necessidades e exigências.

Além do preço, o tempo de trabalho também depende das dificuldades do negócio, bem como dos resultados desejados. Em suma, tanto o valor quanto o período de parceria são negociados em conjunto dos representantes da escola após uma análise inicial de suas demandas.

O que levar em consideração ao escolher uma consultoria?

Uma boa consultoria escolar conta com experiência no mercado, além de disponibilizar uma equipe de consultores renomados e especializados em educação. Veja ainda as metodologias que ela emprega e os indicadores que ela analisa, pois poderão ser importantes para avaliar as informações coletadas sobre sua escola. Uma consultoria eficiente conta com dezenas deles, possibilitando estabelecer um panorama mais amplo sobre a situação de uma instituição escolar.

É importante verificar também o seu tempo de atuação, a sua reputação no setor de ensino e se ela apresenta comprometimento com os resultados e os objetivos estratégicos do seu negócio. Lembrando que o tempo que leva para que os resultados da consultoria sejam percebidos pela empresa depende de fatores diversos, como o comportamento do mercado, o comprometimento da sua escola com a implementação das mudanças propostas e a complexidade inerente a elas.

Um exemplo de consultoria escolar que apresenta essas características é a SZABO Assessoria Empresarial. Com aproximadamente uma década de atuação, ela é uma instituição especialista na metodologia Business Turnaround e em Gerência de Projetos, tendo experiência nacional e internacional na área de educação.

Aproveite para tirar dúvidas e ainda conhecer a SZABO entrando em contato com nossa equipe de consultores especialistas!

Powered by Rock Convert