Administração na prática

Consultoria empresarial: por que uma escola deve contratar?

Tempo de leitura: 6 min

Acredita que sua escola pode ser mais competitiva no mercado? Já considerou contratar uma consultoria empresarial para ajudar você nesse desafio? Essas empresas atuam como parceiros para otimizar suas atividades, melhorar o desempenho geral e garantir novos diferenciais no mercado educacional.

Além disso, essas empresas podem ajudar a solucionar problemas recorrentes na gestão, como desperdícios de materiais, falta de orçamento, controle de calendários e processos, insatisfação dos alunos e colaboradores, divulgação no mercado, entre outras dificuldades comuns nesse ambiente.

Pensando nisso, colocamos abaixo como uma consultoria empresarial pode ajudar a sua escola a melhorar seu desempenho no mercado. Leia até o final para conferir!

Olhar externo e experiente

Uma consultoria é excelente para analisar o negócio com outros olhos, de forma mais crítica e profunda. Os consultores vão observar os processos com uma visão mais experiente, considerando todo o seu conhecimento em gestão de negócios e no mercado em questão. Também são capazes de encontrar pequenos detalhes que normalmente passam despercebidos por quem já realiza o mesmo processo há muito tempo.

Além disso, algumas etapas do projeto envolvem apresentar novas ideias, tendências e dicas para que a escola se adeque ao que há de mais recente no segmento educacional, aproveitando seus benefícios. Como resultado, o time é melhor orientado e passa a fazer uma gestão mais eficiente.

Foco em resultados

Sempre há a possibilidade de fazer mudanças e repensar a gestão sem a ajuda de uma consultoria. Porém, para que isso aconteça, será necessário mobilizar todo o time para: fazer mapeamento dos processos, identificar pontos de melhorias, decidir quais as mudanças necessárias e realizá-las, fazendo o acompanhamento de resultados — tudo isso ao mesmo tempo que os colaboradores executam suas tarefas de rotina!

Já com um time externo, seu único foco será nos resultados do projeto, sem ter a interferência das atividades rotineiras da escola. Isso garante que tudo será feito com precisão, dentro de um cronograma e controle de metas. Além do mais, seus colaboradores não precisam se envolver em processos que não estão diretamente ligados às suas responsabilidades.

Economia de recursos

Outra opção que algumas organizações procuram é contratar um time para focar na melhoria dos projetos e atividades internas. Porém, os altos custos empregatícios podem reduzir a eficiência dessa prática, gerando prejuízos para o negócio — especialmente quando a necessidade de mudança é apenas momentânea. Quando a escola busca por uma consultoria, essas despesas são eliminadas e o custo-benefício se torna melhor. 

Além disso, caso os profissionais contratados ou direcionados para a atividade não dominem os conhecimentos necessários para determinar um bom diagnóstico do negócio e estabelecer as ações necessárias para a otimização, o resultado pode ser apenas desperdício de recursos e frustração.

Processo com começo, meio e fim

O custo-benefício não é o único problema gerado pelo uso dos próprios funcionários em um projeto de mudanças e melhorias internas. Ao optar pelos recursos internos, é comum que as demais responsabilidades e atividades desses profissionais consumam seu tempo e dificultem sua dedicação para o projeto — o que, consequentemente, gera atrasos e extensão de prazos.

Powered by Rock Convert

Agora, ao contratar uma consultoria, seu tempo é totalmente dedicado ao projeto. Tudo é feito dentro de um cronograma com começo, meio e fim, estabelecido entre a escola e o time de consultores. Além disso, é comum que seja feito um contrato que impõe multas para atrasos. Dessa forma, é mais fácil ter controle e previsibilidade do projeto!

Redução de custos

Um dos principais focos de uma consultoria é otimizar os processos internos do negócio, avaliando pontos de desperdício e identificando formas de reduzir custos. É comum que os consultores encontrem melhores formas de organizar as contas da escola e apresentem novas tecnologias e investimentos que aumentam a eficiência geral e, consequentemente, reduzem os gastos.

Fidelização de alunos

Outro tipo de entrega feita por uma consultoria especializada em educação é o aumento do nível de fidelização de alunos. Para isso, será feito o entendimento das variáveis de satisfação do público da escola, entendendo do que gostam, do que não gostam e o que gostariam de ter nesse ambiente.

Além disso, outras melhorias dentro do processo de gestão podem influenciar de forma indireta nessa métrica, como a redução do tempo médio de resposta para solicitações feitos pelos alunos e adoção de novas tecnologias que facilitam seu dia a dia, como uma plataforma de ensino.

Otimização dos processos

Normalmente, a otimização de processos é o principal objetivo de um projeto de consultoria. Pode-se focar na melhoria de qualquer área do negócio, como: marketing, vendas, finanças, administração, etc. Projetos maiores envolvem todas as atividades da organização.

Para as escolas, um projeto bem realizado pode melhorar processos internos de gestão de alunos, professores e outros colaboradores, bem como otimizar as atividades realizadas para captar e manter alunos motivados e também minimizar custos e desperdícios que reduzem a lucratividade do ambiente.

Melhoria de desempenho

Por fim, de forma geral o desempenho da escola é otimizado. Os processos são feitos com mais eficiência, os colaboradores estão motivados — e os alunos, satisfeitos. A soma de todas as mudanças gera um ambiente mais produtivo que, consequentemente, aumenta a competitividade da escola no mercado. 

Apesar de o projeto ter começo, meio e fim, os ensinamentos repassados para o time permanecem. Dessa forma, é mais simples e fácil manter os resultados no longo prazo. Além disso, muitas organizações contratam um plano de acompanhamento para suas escolas, fazendo conferências periódicas, que atualizam a escola e ajudam a corrigir possíveis problemas.

Esses pontos mostram como uma consultoria empresarial é interessante para escolas e diversas outras empresas, certo? Mas, para isso, é fundamental procurar por um parceiro de confiança e que seja referência no que faz.

Uma dica é optar por uma empresa com sólida atuação na área de educação e com soluções voltadas para escolas e outras instituições de ensino. Dessa forma, você garante que o parceiro conhece seu mercado e tem a experiência necessária para aumentar sua competitividade.

Agora que você já sabe o que uma consultoria empresarial pode fazer pela sua escola, acha que é momento de procurar por esse parceiro? Então entre em contato com a Szabo Assessoria, especialista nesse serviço para instituições de ensino, e comece seu projeto!

Powered by Rock Convert