Ensino e aprendizagem

Conheça as 10 competências gerais da BNCC!

Tempo de leitura: 3 min

Elaborada pelo MEC, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi concebida com o objetivo de definir os conhecimentos basilares que estudantes devem adquirir desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O documento, sancionado no final de 2017, é primordial para que escolas particulares e públicas produzam seus projetos pedagógicos e grades curriculares.

Neste artigo, você conhecerá os principais objetivos das dez competências gerais da BNCC — que traz orientações inovadoras para assegurar a igualdade educacional aos jovens de nossa sociedade.

Acompanhe!

1. Conhecimento

A primeira competência está ligada à valorização e utilização de conhecimentos adquiridos sobre o mundo social, cultural, digital e físico. A proposta é fazer com o que o estudante reconheça a relevância do que foi apreendido, além de refletir acerca da construção de seu aprendizado. Assim, ele vai se tornar mais independente para explorar diversos contextos, inclusive fora da sala de aula.

2. Pensamento científico, crítico e criativo

Refere-se ao estímulo à curiosidade intelectual e ao desenvolvimento do raciocínio — que deve ser realizado por intermédio de métodos que privilegiem a análise crítica, o questionamento e a busca por soluções inovadoras e criativas.

3. Repertório cultural

Essa competência enfatiza a valorização, o reconhecimento e a compreensão das inúmeras manifestações artísticas e culturais existentes no mundo. O intuito é estimular a expressão dos jovens por meio das artes.

4. Comunicação

Aponta a importância da utilização de diversas linguagens, conhecimentos e plataformas para expressar-se e partilhar experiências, informações, ideias e sentimentos, com o intuito de assegurar o entendimento entre indivíduos.

5. Cultura Digital

Estabelece que o jovem deve dominar o universo digital de maneira ética para comunicar-se, disseminar informações, produzir conhecimentos e solucionar problemas, a fim de conquistar protagonismo e autoria.

Powered by Rock Convert

6. Trabalho e Projeto de Vida

A competência valoriza a diversidade de saberes e vivências culturais. Ela tem por objetivo incitar alunos a refletir sobre seus desejos para que possam, por meio de planejamento, esforço e determinação, alcançar seus objetivos, independentemente de quais sejam.

7. Argumentação

A sétima competência mostra a necessidade de construir argumentos, opiniões e conclusões de modo qualificado e respeitoso às colocações dos outros. Ela ressalta ainda a importância de basear-se sempre em dados, fatos e informações confiáveis para assumir posicionamentos.

8. Autoconhecimento e autocuidado

Trata do aprendizado e respeito sobre si mesmo. Além disso, destaca a indispensabilidade de cuidar da saúde física, mental e emocional, considerando e reconhecendo suas próprias emoções e as dos outros.

9. Empatia e cooperação

Aborda a importância de exercer a empatia, mostrar solidariedade e compreensão com todos, tendo em vista a diversidade social, política, econômica e cultural existente no mundo e, especialmente, no país.

10. Responsabilidade e cidadania

A última competência evidencia a necessidade de tomar decisões pautadas em princípios éticos, inclusivos, democráticos, solidários e sustentáveis. Ela incentiva a participação ativa de alunos na avaliação e resolução de problemas atuais para construção de uma sociedade mais justa.

O que achou dos objetivos das dez competências gerais da BNCC?

Como pode ler, o documento traz novas perspectivas pedagógicas relevantes para transformar a educação de nossos jovens e torná-los cada vez mais protagonistas de seus aprendizados. Agora, cabe a você pensar de que maneira pode alinhar essas propostas com as necessidades de seus alunos.

Você achou este conteúdo útil? Então, que tal compartilhá-lo agora em suas redes sociais? Mostre aos seus colegas como as competências gerais da BNCC são fundamentais para garantir a formação integral de todos os estudantes de nosso país.

Powered by Rock Convert