Administração na prática

Como otimizar a gestão educacional: veja 5 melhores práticas

Tempo de leitura: 6 min

Uma boa gestão educacional é de suma importância para garantir resultados positivos na sua instituição de ensino e atrair mais alunos. Mas alguns gestores se perdem em meio a tantos processos burocráticos e acabam cometendo deslizes que comprometem não apenas a gestão da instituição, como também a imagem dela no mercado.

Diante disso, é fundamental saber identificar e eliminar os gargalos do negócio. Com uma gestão eficiente, é possível alcançar patamares maiores e se tornar referência para o seu público-alvo.Para ajudar você a criar novas estratégias, listamos ótimas práticas que podem ser inseridas na sua escola. Continue lendo e confira!

1. Fazer um bom planejamento estratégico

Um planejamento estratégico é indispensável para a gestão educacional. Sem ele, é muito difícil aproveitar as oportunidades de mercado e identificar a tempo os problemas que surgirem, ou mesmo criar soluções para eliminá-los. Tudo isso prejudica a imagem da instituição e faz com que ela perca força no seu segmento.

O ideal é fazer uma análise SWOT da sua gestão — sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Isso inclui metas de curto, médio e longo prazos, a gravidade dos possíveis problemas e as tendências do mercado atual, como melhores métodos para avaliação de alunos, para passar o conteúdo programático, para tornar o ensino mais prazeroso etc.

Com esses dados em mãos, é possível criar estratégias eficientes e direcionadas para eliminar os gargalos e potencializar as suas melhores qualidades.

2. Investir nas novas tecnologias e inovações do setor

Sem dúvida, os avanços da tecnologia têm inovado bastante a forma como os conteúdos podem ser passados aos alunos. Por meio delas, é possível proporcionar uma aprendizagem mais eficiente e garantir uma educação de qualidade, tanto aos educadores quanto aos educandos.

Hoje em dia, desde muito jovens as crianças já têm contato com tablets e smartfones, o que torna o processo de adaptação ainda mais fácil. Além disso, incluir esses recursos tecnológicos no dia a dia do aluno faz com que a escola esteja em sintonia com uma das principais necessidades dessa nova geração.

Porém, atenção: é importante que todas as atividades realizadas com essas ferramentas tenham um propósito, a fim de que os estudantes façam uso consciente delas. O ideal é que os professores passem por treinamentos para saber como incorporar adequadamente essa didática e tirar o maior proveito possível dessa tecnologia em suas aulas.

3. Fazer uma gestão financeira eficiente

A gestão financeira é um fator muito importante dentro de uma instituição. Se não houver um controle rigoroso nesse sentido, os outros setores serão prejudicados — quando você menos esperar, por exemplo, poderão faltar recursos para pagar professores, demais colaboradores e até as despesas mais básicas, como luz, água, internet, aluguel etc.

Powered by Rock Convert

Por outro lado, seja qual for o tamanho da escola, sabemos que a sua gestão financeira é bastante complexa. É preciso estar atento ao pagamento dos impostos, fornecedores e demais custos importantes para o bom desenvolvimento da instituição. As receitas também precisam ser muito bem analisadas, a fim de verificar a existência de inadimplentes e tomar medidas eficientes para eliminar esse problema que afeta diretamente o fluxo de caixa.

Além disso, não é recomendado que você, como diretor e gestor, misture suas finanças pessoais com as da escola. Isso pode colocar em risco o bom desenvolvimento da instituição como um todo. Sendo assim, estipule um pró-labore para você e não interfira mais nas receitas da escola.

Para evitar falhas diante de tanta complexidade, o ideal é contar com o auxílio da tecnologia para simplificar os processos e tornar a sua equipe mais produtiva nesse setor também.

4. Fortalecer o relacionamento com os alunos, seus responsáveis e o corpo docente

Incentivar o relacionamento com os alunos e os seus responsáveis é uma ótima forma de fazer com que eles confiem na sua gestão e no trabalho da sua equipe. Além disso, o envolvimento dos responsáveis com a escola tende a estimular as crianças a aprender.

Esse acompanhamento mais próximo ajuda o aluno a se interessar pelos conteúdos apresentados em sala de aula, e ainda fortalece o processo de aprendizado como um todo. Nesse sentido, é importante convidar os responsáveis a visitar a escola e a interagir com os alunos, deixando o diálogo entre vocês o mais direto e aberto possível.

O relacionamento com o corpo docente também merece uma atenção especial. Forneça a eles todos os materiais necessários para que eles possam ministrar uma aula de qualidade, ofereça feedbacks construtivos e, sempre que achar necessário, reúna-se com os professores para ouvir o que eles têm a dizer. Assim, eles se sentirão mais confiantes em desempenhar o seu trabalho, pois saberão que a escola os apoia nas tomadas de decisões.

5. Contratar uma consultoria especializada no setor de educação

Como vimos até aqui, uma boa gestão educacional oferece à instituição a possibilidade de identificar problemas, melhorar os seus processos internos e ganhar espaço dentro de um mercado que se torna cada vez mais competitivo, mas sem abrir mão de sua essência. O problema é que nem sempre o gestor tem todo o conhecimento necessário para alcançar esses objetivos.

Justamente por isso, contar com o auxílio de profissionais especializados é fundamental para garantir o crescimento de uma instituição de ensino. Eles têm o know-how necessário para ajudá-lo a tomar as melhores decisões — além, é claro, de organizar toda a documentação e os demais processos burocráticos da empresa de maneira eficiente.

Enfim, percebeu como uma gestão educacional eficiente faz toda a diferença na hora de se destacar da concorrência? Ao ter uma instituição organizada administrativamente, você conseguirá passar aos responsáveis e alunos a seriedade necessária para que eles confiem em seu trabalho e no de seus colaboradores. E, se você tem dificuldades para colocar em prática todas essas ações que listamos aqui, não hesite em procurar uma consultoria especializada para auxiliá-lo nessa missão!

Gostou da leitura? Então, aproveite para conhecer agora mesmo o nosso trabalho! Entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar você.

Powered by Rock Convert