Administração na prática

Como fazer a avaliação de professores na sua escola ou curso?

Tempo de leitura: 4 min

A avaliação dos profissionais de qualquer área é essencial para garantir o bom funcionamento do negócio, e quando se trata de instituições de ensino não poderia ser diferente. A avaliação de professores é uma forma de analisar o desempenho em sala de aula e, assim, poder planejar ações de melhorias, quando necessário.

É preciso considerar pontos como o relacionamento com colegas e alunos, assiduidade em reuniões do colégio, inovação em sala de aula, percepção dos resultados por parte dos responsáveis e alunos quanto ao aprendizado, entre diversos outros pontos.

Para isso, existem formas de avaliação que fornecerão dados essenciais para uma análise mais profunda. Confira neste artigo as principais!

Como fazer a avaliação de professores?

O professor é responsável por dominar o conteúdo e conseguir transmiti-lo de forma clara e eficiente aos alunos. Determinados aspectos como o grau de dificuldade de determinado conteúdo ou até mesmo falta de nivelamento da classe pode influenciar diretamente nesse processo.

Dessa forma, avaliar o professor apenas pelas notas dos alunos não é a melhor alternativa. Por isso, existem outros critérios mais consistentes que consideram as habilidades dos profissionais. Dentre elas, separamos abaixo as principais.

Autoavaliação

A autoavaliação é uma ferramente de extrema importância para que o profissional consiga refletir sobre suas habilidades e atuação ao longo de determinado período. A indicação é que seja feita semestralmente, mas isso vai de acordo com o planejamento de cada instituição de ensino.

Essa autoavaliação pode ser realizada em forma de questionário, por exemplo. O importante é que seja planejada com perguntas diretas e objetivas para evitar respostas automáticas ou genéricas.

Avaliação das turmas

A opinião dos alunos também é um ponto importante para considerar durante uma avaliação. Uma forma de conseguir isso é eleger representantes de classe que reúnam reclamações e elogios e apresentem de forma organizada para a direção. Assim, será possível avaliar o que a turma pensa sobre o professor.

Powered by Rock Convert

Contudo, é importante levar em conta que pode haver motivações pessoais nessa avaliação. Por isso é necessário analisar todo o contexto antes de tomar uma atitude precipitada. Outra forma de fazer essa avaliação é entregar um questionário individual para os alunos. Essa segunda opção fornece uma visão mais pessoal de cada um.

Avaliação dos responsáveis

A avaliação dos responsáveis também é de suma importância. Afinal, é preciso compreender o que eles pensam sobre o profissional que está instruindo seus dependentes. Essa avaliação pode ser feita por meio de um questionário online ou até mesmo durante as reuniões de pais e mestres.

É importante que os responsáveis tenham conhecimento de tudo que acontece em sala de aula, assim como o desempenho dos alunos com cada professor. É preciso compreender se uma possível dificuldade em uma matéria está relacionada a complexidade do conteúdo ou a forma de ensino apresentada.

O que fazer com as informações obtidas?

De nada adianta realizar diversos tipos de avaliações se nada for feito com os resultados obtidos. É preciso organizar reuniões individuais e fornecer feedbacks sobre o desempenho de cada profissional, de modo que ele consiga perceber onde precisa melhorar e quais são os pontos positivos de sua atuação.

Além das reuniões individuais, é preciso também realizar reuniões que envolvam o corpo docente da instituição para alinhar todos os pontos, pois, querendo ou não, uma matéria está ligada a outra — de forma direta ou indireta — e é preciso que os professores estejam alinhados com o nível dos conteúdos apresentados.

Registe tudo que for decidido durante as reuniões e utilize este documento na reunião do próximo período para avaliar se as mudanças sugeridas foram atendidas de forma satisfatória.Trata-se de uma estratégia importante para determinar se o profissional está alinhado à proposta político-pedagógica da escola.

Durante a leitura deste artigo você certamente pôde compreender a importância da avaliação dos professores em uma instituição de ensino e como realizá-la. Isso é de suma importância para garantir a qualidade de ensino em sua escola, por isso, não subestime essa prática.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo! Temos uma equipe especializada pronta para te atender.

Powered by Rock Convert