Administração na prática

Como abrir uma escola de educação infantil? Confira!

Tempo de leitura: 6 min

A preocupação dos responsáveis com a qualidade da educação das crianças não é novidade e a procura pelas escolas particulares tem sido cada vez maior. Contudo, antes de investir no segmento, é necessário saber como abrir uma escola de educação infantil.

Afinal, além dos requisitos legais, há regras e processos burocráticos a serem observados.  Por exemplo: todas as instituições de educação básica precisam ter autorização da Secretaria de Educação do Estado ou Município onde está localizada. 

Naturalmente, as instituições de ensino infantil irregulares não fazem parte do Sistema de Ensino Municipal, tornando impossível a emissão de documentos válidos, como histórico escolar, certificados e diplomas. Ou seja, os alunos não conseguem dar continuidade aos seus estudos, uma vez que não há comprovação de que cumpriram a etapa anterior. 

O tema é muito interessante e igualmente complexo. Por esse motivo, preparamos este post! Aqui, elencamos as principais informações para quem deseja abrir uma escola infantil. Confira: 

O que é necessário para abrir uma escola?

Localização

O ponto para abrir a escola deve ser escolhido com muita cautela. Você deve analisar a classe do bairro em que atuará, número de escolas existentes, pontos de acesso, segurança, disponibilidade de transporte público na região, entre outras questões importantes que influenciam direta ou indiretamente no funcionamento da instituição.

Trânsito local

Se for um local muito movimentado, a escola pode causar engarrafamentos e se tornar um problema para a região. Por isso, é preciso procurar lugares que tenham entradas alternativas e, de preferência, um estacionamento próprio para que os responsáveis consigam parar para os alunos desembarcarem com segurança.

Além disso, a rua deve ser larga o suficiente para trafegar em fila dupla a fim de que, em horário de pico, não bloqueie a passagem dos demais motoristas que transitarem pelo local.

Vizinhança

Outro detalhe que deve ser levado em consideração é a vizinhança da escola. Ela não deve ser localizada próximas a hospitais e casas de repouso, por exemplo, já que são locais que exigem silêncio e o barulho das crianças poderia causar incômodo.

Equipamentos

Antes de iniciar as atividades, a escola deverá descrever detalhadamente todas as instalações e equipamentos já existentes e os que ainda precisam ser adquiridos para serem utilizados no início do ano letivo.

Essa descrição precisa conter o número e tamanho das salas de aula, laboratórios, salas administrativas, materiais didáticos, mesas e cadeiras, lousas, entre outros. Tudo deve estar devidamente instalado e pronto para uso antes do início das atividades escolares.

Colaboradores

De início, a pessoa que deve ser definida para abrir uma escola é o diretor. Contudo, como em qualquer outra organização, é preciso que você faça o levantamento dos colaboradores necessários para iniciar suas atividades, como professores, inspetores, equipe de higiene etc.

O número de crianças por professor deve levar em conta a faixa etária, mas, no geral, funciona da seguinte forma:

Powered by Rock Convert
  • de 0 a 12 meses — 6 crianças para cada professor;
  • de 1 a 2 anos — 8 crianças para cada professor;
  • de 2 a 3 anos — 10 crianças para cada professor;
  • de 3 a 4 anos — 15 crianças para cada professor;
  • de 4 a 5 anos — 20 crianças para cada professor;
  • acima de 5 anos — 25 crianças para cada professor.

Como uma assessoria empresarial pode te auxiliar?

Diferentemente do que muitos pensam, uma assessoria empresarial não deve ser procurada apenas como última opção. Contar com o auxílio de uma empresa especializada desde o início do empreendimento é fundamental para garantir o sucesso e bom funcionamento. Abaixo, entenda as principais vantagens dessa parceria.

Investimento para o seu negócio

O serviço de uma assessoria empresarial deve ser encarado como um valioso investimento, ainda mais no início do negócio, pois uma empresa especializada pode ajudar a identificar e eliminar diversos gastos desnecessários, apontando as melhores práticas para a escola. 

Contar com uma opinião externa, ainda mais em casos de empresas familiares, é fundamental para expandir a visão do empreendimento. Essa prática permite enxergar pontos que não seria possível sem ajuda, além de ser uma troca de conhecimentos benéfica para você e sua instituição de ensino.

Profissionais capacitados e suporte na tomada de decisões

O papel da assessoria empresarial vai muito além do trabalho em prol do alcance de resultados específicos. Um time de profissionais capacitados proporciona um suporte sólido para a escola, elaborando um planejamento estratégico para, assim, tomar as melhores decisões.

Essa ajuda estará totalmente direcionada ao aperfeiçoamento de suas atividades por meio de um cronograma de ações com todas as etapas devidamente estabelecidas.

Além disso, o profissional avalia a viabilidade do negócio, considerando os riscos e o investimento necessário para a criação da sua escola — e se, de fato, isso é possível —, identifica e controla os custos e despesas dos seus serviços, em busca de um ponto de equilíbrio, a fim de tomar decisões estratégicas sobre a redução de gastos e a ampliação da margem de lucro do seu empreendimento.

Uma equipe especializada é responsável também pelo BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio) que visa identificar a forma como os processos são realizados para que melhorias sejam aplicadas, possibilitando assim uma melhor tomada de decisões e visão ampliada do negócio.

Estratégia para captação e fidelização do aluno

Ao abrir uma escola de educação infantil, é primordial atrair a atenção dos responsáveis para que eles matriculem seus filhos em sua escola. Mais uma vez, a assessoria empresarial entra em campo para ajudar no processo de elaboração de um plano de ação que faça sua escola se destacar em meio as outras possibilidades.

Além de captar novos alunos, é necessário também contar com uma estratégia de fidelização para garantir que tanto aqueles que já estão matriculados quanto os responsáveis estejam satisfeitos com as instalações, serviços oferecidos e metodologia de ensino aplicada.

Com isso, é possível identificar as variáveis de satisfação do seu público e ainda compreender seus gostos e expectativas para entregar além do que eles esperam de sua escola, seja na infraestrutura, no corpo docente ou grade curricular.

Assim como nossa sociedade, o mercado educacional está em constante evolução. Contar com um time de profissionais especializados garante a sua escola o acesso a um conhecimento adequado sobre o cenário atual. Acompanhar as mudanças é primordial para manter sua vantagem competitiva em relação à concorrência.

Ao longo da leitura do artigo você certamente pôde conferir as principais informações sobre como abrir uma escola de educação infantil e a importância do auxílio de uma assessoria empresarial nesse processo. Contar com uma empresa como a Szabo Assessoria é essencial para garantir o sucesso e bom funcionamento da sua instituição de ensino desde o início, evitando problemas, gastos desnecessários e dores de cabeça.

Agora que você sabe como abrir uma escola de educação infantil e como uma consultoria pode ajudar nessa etapa, acredita que é o momento de ter esse parceiro? Então, entre em contato com a Szabo Assessoria, especialista no assunto, e comece seu projeto agora mesmo!

Powered by Rock Convert