Administração na prática

Como fazer a análise swot de uma empresa? Descubra agora!

No dia a dia da gestão escolar, sempre há o que deve ser avaliado, modificado ou transformado para melhor, ainda mais diante de tantos desafios próprios da modernidade. Para alcançar bons resultados, porém, é preciso que seja realizada uma inspeção verdadeiramente séria e eficaz. É justamente nesse aspecto que fazer a análise swot de uma empresa pode ajudar.

Afinal, o que ela significa? Em inglês, (s)trengths, (w)eaknesses, (o)pportunities, e (t)hreats. Traduzindo para o português, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Neste artigo, vamos mostrar como essas quatro palavras, quando bem utilizadas na instituição de ensino, podem prover mudanças positivas e profundas. Também explicaremos o passo a passo da realização desse tipo de análise. Acompanhe e fique por dentro de tudo!

Encontre as pessoas certas

Até agora já falamos sobre o significado da sigla e que ela pode levar o seu empreendimento para além do que se imagina. De que forma? A partir do momento que você lista quais são as forças e fraquezas da escola (fatores internos) e as oportunidades e ameaças que podem atingi-la (fatores externos).

Aqui, no entanto, vale a ideia de que não é bom estar sozinho. Quanto mais pessoas participarem desse processo, melhor. Convide professores de várias áreas, profissionais do setor administrativo e até mesmo responsáveis pelos alunos. Isso porque cada um deles pode enxergar algo que os outros não conseguem perceber, resultando em uma visão mais ampla e detalhada da instituição de ensino e das suas características.

Apesar de ser importante contar com a ajuda de um grupo maior de indivíduos, é necessário que seja feita uma escolha coerente de quem estará presente nessa etapa. É relevante se atentar ao fato de que as pessoas devem conhecer, ao menos parcialmente, a escola, além de estarem alinhadas aos seus valores e missão.

Preencha as lacunas da matriz

Escolhidas as pessoas certas para essa tarefa, chegou a hora de colocar a mão na massa. Discuta com o grupo o que eles têm a dizer acerca de cada item da lista. Aproveite para tirar dúvidas nesse momento. Por que eles consideram que a empresa tem tal fraqueza? Quais são as forças que podem receber mais investimentos? Onde eles enxergam mais oportunidades? Quais são as ameaças mais perigosas para a instituição, estudantes e professores?

Em geral, várias pessoas respondem as mesmas coisas quando ouvem essas perguntas. Isso indica qual é o caminho que se deve seguir e destaca, ainda, quais são os elementos nos quais você deve prestar mais atenção. Pegue essas informações e coloque na planilha, fazendo quatro listas, que podem chegar a um tamanho considerável.

Essa é uma etapa que merece muito cuidado. Quando for preencher as lacunas, pense nos elementos que realmente fazem sentido para o empreendimento em questão e para o momento em que estão vivendo. Muitas ideias boas surgem por meio das discussões em grupo, mas nem sempre são apropriadas especificamente para o trabalho que está sendo realizado.

Lembre-se, ainda, de que as escolas têm particularidades que outras empresas não têm, portanto, foque naquilo que é peculiar ao local.

Defina um posicionamento

Sim, você chegou a boas ideias e ponderações. Isso é realmente muito importante e pode ser o que levará a instituição de ensino a ter ainda mais sucesso e solidez, algo muito importante nos dias de hoje, quando os responsáveis procuram por escolas capazes de dar um excelente futuro para os estudantes. No entanto, não celebre antes da hora. Você já parou para pensar o que fazer com todas essas informações?

Não basta definir bem as características internas e o que pode afetar o empreendimento externamente. É preciso saber o que será feito a partir disso e de que maneira as ações serão realizadas. Faça um planejamento e liste os seus objetivos em médio e longo prazo.

Idealize o que você pode trabalhar para não permitir que as ameaças alcancem o seu negócio. Além disso, pense também em como aproveitar as oportunidades e o que pode ser realizado para que as forças do empreendimento sejam utilizadas para a escola crescer cada vez mais.

Faça uma revisão periódica

O mercado muda rapidamente e com essa realidade vem também a necessidade de pensar em novas ações para atender aos diferentes tipos de demanda que surgem ao longo do tempo. Isso quer dizer, então, que a análise swot não deve ser feita apenas uma vez, pelo contrário.

Existem vários momentos em que ela pode ser refeita. Um deles é logo após o planejamento inicial já ter sido todo colocado em prática. A partir disso, podem aparecer novas necessidades, que precisam ser debatidas e focadas com atenção.

Também é importante refazer a análise swot de uma empresa quando o gestor perceber que a própria cultura interna sofreu significativas alterações ou que os fatores externos trouxeram ao mercado uma nova realidade de trabalho.

Atualmente, por exemplo, é cobrado das instituições de ensino que elas estejam atualizadas em temas que ganharam grande relevância social nos últimos tempos. A escola poderá ser muito cobrada se não se envolver nas discussões e anseios contemporâneos.

Não jogue fora as listas anteriores

Trabalho feito, sucesso garantido. Já pode jogar todas as listas fora, certo? Não! Elas acabam sendo muito úteis para consultas posteriores, por uma série de razões que explicaremos a seguir. Primeiramente, pelo fato de que alguns problemas podem, infelizmente, ser cíclicos nas instituições de ensino. Caso algum deles retorne, você já sabe o que deve ou não fazer para obter bons resultados.

Além disso, pense também que essas listas tão valiosas mostram, ao longo do tempo, o que é verdadeiramente importante para a sua escola, já que dizem bastante sobre ela. Existe também a possibilidade de que muitas coisas que não foram consideradas válidas para o momento em que foram mencionadas possam, depois, ser muito úteis para a instituição de ensino.

Guarde bem esse histórico de tudo o que foi feito e deixe outras pessoas cientes de onde ele está. Assim, os demais colaboradores poderão consultá-lo em caso de dúvida ou ajudar a colocar as coisas em ordem na sua ausência. Ter sempre à mão um conteúdo enriquecedor, que foi capaz de elevar a sua escola e fazer com que ela se tornasse um destaque, é uma necessidade. Não se esqueça: você tem um compromisso com a formação de cidadãos que deverão estar prontos para ajudar a modificar o mundo para melhor.

Fazer a análise swot de uma empresa é de suma importância para que as ações internas dela estejam verdadeiramente alinhadas com a cultura e os valores organizacionais, além de ajudar na prevenção de problemas externos. Para que tudo dê certo, contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, que sabe o que faz, é essencial.

Gostou deste artigo? Então não deixe de ler também este conteúdo que explica o que é turnaround e como fazer na sua instituição de ensino.